Olá pessoal! A partir de hoje o Magno Galvão que é Fisioterapeuta e Personal Trainer vai blogar aqui no Joga no Google sobre saúde, atividade física e muito mais. Serão muitas dicas pra deixar você saradão e saudável, acima de tudo. Vamos lá?

Personal trainer Magno Galvão dá dicas para você ficar sarado.

 

Hipertrofia muscular. O que é isso?

Olá a todos, sou Magno Galvão e espero que gostem das minhas postagens. Para começar selecionei o mais clássico dos assuntos em atividade física/musculação: a Hipertrofia Muscular.

Esse tópico rende muita conversa, mas vamos hoje falar da parte teórica (que mesmo assim pode e vai ajudar muito o entendimento da prática).

O processo de hipertrofia muscular nada mais é do que uma adaptação do organismo a um estímulo. Este estímulo tem a obrigação de tentar desequilibrar todo o sistema, afastando-o do equilíbrio (homeostase).  Com isso temos um novo estado de equilíbrio, isto é, uma musculatura maior, mais forte e mais resistente às lesões, em decorrência justamente das adaptações do organismo ao treinamento de força.

O treinamento visando Hipertrofia Muscular é cercado de mitos, mesmo assim a ciência mostra as ferramentas que podem ser utilizadas para se chegar a um corpo grande e com qualidade (nada de ser “inchado”).

Este assunto rende bastante. Hoje falaremos sobre quantas vezes na semanae/ou quantos exercícios você precisa treinar determinado músculo, uma dúvida de muitos homens.

 

Quantas vezes por semana preciso malhar ?

Parece brincadeira, mas todos fazem a mesma pergunta: “quantas vezes por semana devo treinar tal musculatura?”. A resposta mais simples é um “depende”. A grande questão é apostar na Qualidade e não na Quantidade de exercícios. Ou seja, é melhor fazer 1 a 2 séries com o máximo de amplitude (movimento) do exercício, associado a uma velocidade cadenciada e uma carga que se sinta o trabalho. Não preciso nem dizer que deve legar a fadiga né?

Desta maneira, consegue-se um tônus e um tamanho muscular de dar inveja a qualquer um! Antes de pensar em fazer milhões de séries de supino e/ou puxadas e remadas da vida, considere como está sendo sua execução. A pergunta que eu sempre faço quando termina a série é um bom indicativo: “você aguentaria fazer mais uma repetição?” Isso serve para você também! Dê seu máximo que o resultado vem na mesma proporção.

Nos próximos posts vou tirar suas dúvidas sobre: intervalo de descanso entre as séries, intervalo entre os treinos, intensidade, número de séries e repetições, velocidade, forma de execução dos exercícios, métodos utilizados e planejamento.

Até o próximo post pessoal! E lembrem-se, terminou o treino bonitinho? Volte e treine de novo!!

Abraços

 

Magno Galvão

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