Dicas para os homens de como treinar pernas com o personal trainer Magno Galvão
Magno Galvão – fisioterapeuta e personal trainer.

 

Dia de Perna? Vamos Treinar!!!

 

Já falamos sobre treino de peitoral e de costas. Hoje vamos falar sobre um treino que muitos homens fogem: pernas.

 

Muitos alunos comentam: “homem não consegue desenvolver pernas!”. Nessas horas sempre digo: “treine da mesma vontade que você faz com as outras partes do corpo que se chega ao resultado meu amigo!”

 

Na questão funcional temos de lembrar que o treino de pernas (numa classificação clássica A B C de treino, ou seja A = Costas/Bíceps; B = Peito/Ombro/Tríceps e C = Pernas. Seria um treino onde haveria descanso das articulações de membros superiores (que já estão bem desgastadas pelos treinos anteriores) e o momento de se buscar uma melhor harmonia corporal. Com isso os apelidos de “casquinha de sorvete”,  “funil”, “temaki”, entre outros, não serão para você!

 
 

Como Treinar?

Assim como acontece nos membros superiores, as pernas possuem uma grande variedade de exercícios!

 

Agachamento: um dos exercícios mais clássicos e mais efetivos para as coxas/glúteos, deve-se tomar cuidado com a sua execução para evitar problemas nas costas e nos joelhos.

 

Avanços e Afundos: Pode ser considerado um agachamento com uma perna só. O primeiro exercício requer mais coordenação pois é realizado com deslocamento do corpo o tempo todo. O segundo é realizado estaticamente.

 

 Leg Press (horizontal e 45º): São exercícios realizados em máquinas que atingem os mesmo grupos musculares dos exercícios citados anteriormente. Tem a vantagem (entre outros motivos) de serem feitos sentados confortavelmente, implicando, em princípio, em menor sobrecarga na região lombar.

 

Cadeira Extensora: Exercício que isola a musculatura da frente da coxa, chamada quadríceps.

 

Flexora (pode ser deitado, em pé, ou sentado): Exercício que trabalha a parte de trás da coxa.

 

Panturrilha (pode ser feito em pé, no leg press e sentado): Espero poder fazer um post só sobre este tema, pois é bem “polêmico” trabalhar esta musculatura!

 

Enfim, este são os exercícios básicos de perna. Isso não quer dizer que um treino tem de ter todos eles! Um bom professor vai saber coordenar e sistematizar eles e outros para que se atinja os objetivos.

 

Paciência e determinação ainda são os melhores “suplementos”!

 

 Até o próximo post pessoal.

Personal trainer Magno Galvão dá dicas para perder peso após o feriadão

Magno Galvão, fisioterapeuta e personal trainer.

No Instagram @magnogalvao

 

No Facebook:

www.facebook.com/PersonalMagnoGalvao

 

LEAVE A REPLY