E aí boys?!

Hoje aqui no blog você vai saber tudo sobre suplementos. Vejo muito marmanjo por aí comprando suplementos sem nenhum tipo de orientação. Este post vai ajudar você! A Dra. Alessandra Carneiro, nutricionista especialista em nutrição esportiva, respondeu todas as minhas dúvidas sobre o assunto. Confira!

 

Tire suas dúvidas sobre qual o melhor suplemento.

 

1) Quem pode tomar suplemento? Qualquer pessoa? De qualquer idade? 

Dra. Alessandra Carneiro: Não. Por que na hora de determinar o quê e quanto uma pessoa vai tomar de suplemento, é fundamental saber se ela está desprovida de algum nutriente, se a atividade que desempenha envolve força, e qual o tempo e a intensidade do exercício.

 

2) Quais os cuidados antes de suplementar?

Dra. Alessandra Carneiro: Primeiramente  passar por  um profissional de preferência especialista na área esportiva, “Quem consome esses produtos sem indicação de um profissional pode ter problemas no fígado, nos rins e no coração. Ex: Ferro demais, pode se depositar nas artérias e causar cansaço. Muita vitamina C é capaz de aumentar o risco de pedras nos rins. E, no fígado, pode haver um acúmulo de gordura. O que a ciência coloca não é de agrado da indústria, mas a verdade é essa”. Além disso, se o indivíduo for mal orientado, pode aumentar o percentual de gordura, ter acne, gases e alergias respiratórias, no caso de consumir um excesso de proteínas. Pode, ainda, apresentar dificuldade de digestão.

 

3) O suplemento substitui ou complementa a alimentação?

Dra. Alessandra Carneiro: Apesar de estarem na moda e serem vendidos em muitas academias do país, os suplementos alimentares são feitos apenas para atletas de alto rendimento, profissionais ou não, e só podem ser recomendados por médicos ou nutricionistas. Tenho observado muito no consultório que hoje as pessoas decidem muito por conta própria a ingerir suplementos ou até mesmo sugerido por profissionais não qualificáveis para isto, a suplementação é um complemento alimentar caso realmente haja necessidade, e nunca deve ser substituído.

 

4) Como escolher o suplemento correto?

Dra. Alessandra Carneiro: De acordo com a necessidade de cada paciente, e não simplesmente porque o amigo toma, é necessário avaliar a intensidade do exercício físico. Posso citar outro exemplo muito comum, no caso do suplemento à base de creatina, é permitido tomar por dia apenas 0,3 – 0,5 gramas por quilo de peso corporal. Quanto ao isotônico, ele só deve ser uma opção quando há realmente uma desidratação, ou seja, perda de 2% a 3% de peso corporal em uma única atividade, e dependendo da necessidade de cada paciente.

 

Nutricionista Alessandra Carneiro dá dicas e tira dúvidas sobre qual o melhor suplemento.

 

5) É correto tomar um suplemento por período e ir trocando sempre que os objetivos forem se alternando?

Dra. Alessandra Carneiro:  Com certeza deve se trocar, pois seu organismo acostuma com a dosagem e os resultados estacionam é preciso fazer novamente uma avaliação e modificar dosagens.

 

6) Quais os cuidados na alimentação pra quem toma suplemento?

Dra. Alessandra Carneiro: Para ingerir suplementos é necessário ter uma dieta equilibrada de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, quando o paciente ingere suplementos e não tem equilíbrio nutricional os resultados não aparecem.

 

7) Quais os suplementos mais usados na atualidade?

Dra. Alessandra Carneiro: Os suplementos alimentares se dividem em seis categorias diferentes: hidroeletrolíticos (isotônicos, que hidratam as células), energéticos (basicamente carboidratos, como maltodextrina, em géis, pó ou suco), suplementos de proteínas (barrinhas de proteínas e gorduras para recuperação pós-treino), produtos para substituição parcial de refeições (shakes ou pós capazes de suprir eventuais necessidades de proteínas, carboidratos e gorduras), complementos de creatina (proteína para liberação rápida de energia em atividades de alta intensidade, como atletismo e natação) e bebidas com cafeína (energéticos conhecidos como termo gênicos  e estimulantes).

Os mais consumidos são: Wheiy Protein, BCAA, Dextrose, Matodextrina, Creatina, Hipercalóricos, Termogênicos.

 

Agradeço à nutricionista Alessandra Carneiro pelas dicas e por tirar as nossas dúvidas. Ela atende na Clínica Duoderme. Mais informações pelo 3255-1221.

Em breve voltaremos a falar sobre Suplementos, afinal, os marmanjos são muito chegados no tema.

 

Até mais!

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