dicas-lidar-inveja-trabalho-blogueiro-bruno-figueredo-brasil-uberlandia

A inveja é um sentimento universal que existe desde a criação do homem. É tão prejudicial que está listado entre os sete pecados capitais, quando o invejoso chega a cobiçar bênçãos alheias. Essa emoção pode estar camuflada ou escancarada no dia a dia. Na ficção ou realidade, pessoas que cultivam esse sentimento querendo tirar vantagens a qualquer custo podem até se sair bem vez por outra, mas acabam se prejudicando por mobilizar sentimentos destrutivos.

Uma pesquisa realizada pelas Universidades de Valência (Espanha), Groningen (Holanda) e Palermo (Argentina) apontou que as mulheres sofrem mais com a competição sexual do que os homens. No que tange as habilidades sociais, a inveja profissional atinge ambos os sexos, sem distinção.

Nos dias atuais a competitividade  dentro das empresas é acirrada, porém a competitividade deve ser sadia, afirma a gestora de RH da Inthegra Talentos Humanos, Vianei Altafin. “A insegurança é um dos fatores que desencadeia a inveja no ambiente de trabalho e este faz de tudo para puxar o tapete daquele que sobressai a ele. O invejoso começa com fofocas e intrigas. Ele faz de tudo para prejudicar o próximo, faz o clima do ambiente corporativo ficar pesado e as pessoas desmotivadas”, esclarece Vianei.

Confira algumas dicas para lidar com a inveja no ambiente do trabalho:

1)     Evite compartilhar e falar sobre a vida íntima, bem como sobre os projetos de vida. Como acabam ficando mais expostas, o invejado, sofre mais com a situação e em silêncio. Uma das qualidades que diferencia o invejoso daquele que busca cultivar bons atributos é que os invejosos são mais resistentes para ouvir as sugestões dos colegas e apresentam resultados aquém do esperado.

2)    Evite participar de grupinhos de conversas onde estão falando mal de alguém. Acredite, sempre haverá um invejoso lá.

3)    Quando não der para fugir destes grupo, se dê ao direito de não comentar para não se comprometer. Sorria cordialmente!

4)    Se na pior das hipóteses você não conseguir de livrar dos grupinhos e de manter omisso, seja categórico e diga que não tem uma opinião formada sobre o seu colega. Trate de mudar de assunto ou cordialmente saia na rodinha de conversa.

5)    Evite compartilhar conversas que você teve com seu superior a respeito de sua atuação, projeção e futuro na empresa. Caso você o faça, será um prato cheio para o invejoso começar a agir. Seja reservado e discreto.

6)    E se você é o invejoso da história, contenha-se. Busque também os seus objetivos sem desejar o do outro. Cada um tem uma história e aspirações. Controle seus impulsos e sua boca. Um invejoso é mau visto por todos na empresa e qualquer um de nós não deseja este profissional em seu projeto ou área.

A inveja pode ser desenvolvida para o lado positivo. Vianei da Integra Talentos diz ainda que admirar as pessoas que se sobressaem e aprender com elas é uma característica plausível. “Ao invés de ficar reclamando e invejando o colega, o correto é buscar aprimorar, superar as dificuldades e buscar se autoconhecer. Agora, se você é o perseguido e vulnerável, ignore e foque no seu trabalho, fazendo disto uma motivação para melhorar suas habilidades. Não deixe que o invejoso tire sua alegria e energia produtiva”, acrescenta.

 

Colaborou Duanne Martins

1 COMMENT

LEAVE A REPLY