Dicas para sua carreira no blog do Bruno Figueredo - Uberlândia - MG - Brasil

Sempre ouço amigos e profissionais se perguntando:  “o que eu faço para me destacar no ambiente de trabalho?”ou “o que eu faço para o meu chefe me perceber?”

O mercado de trabalho vem a cada dia exigindo mais e mais dos profissionais que já estão inseridos nele e claro, daqueles que ainda vão se inserir. As empresas querem profissionais altamente flexíveis e com conhecimentos em diversas áreas. Essas exigências tornam a competição pelas melhores vagas muito acirrada. Nem sempre aquele que é bom só naquilo que faz, terá destaque no ambiente em que trabalha ou ainda mais uma promoção. Destacar – se dos demais, vai muito além disso.

Hoje vou dar 4 dicas para você que quer disparar na frente desta competição e se destacar em seu ambiente de trabalho.

Dica 1: Qualificação

Qualificar-se é mais que uma necessidade, é uma obrigação. Aquele que pensa que a faculdade já é o suficiente para uma boa promoção e sucesso na carreira profissional, engana- se. Um profissional que quer se destacar e ter sucesso na carreira, nunca deve parar de estudar. Sempre existe algo mais para aprender, e não foque apenas na sua área específica; diversifique; cursos e especializações nunca são de mais para um profissional qualificado. Como já disse a tendência do mercado é pedir profissionais cada vez mais flexíveis e com um conhecimento cada vez mais amplo das áreas, pois estas estão sempre correlacionadas. Cursos de reciclagem e de idiomas também podem impulsionar sua carreira e lhe manter atualizado.

 

Dica 2: Dedicação

Demonstre seu comprometimento com a empresa, mas não puxando o saco do seu superior. Hoje, fazer somente o necessário e o suficiente não leva ninguém para lugar nenhum. Mostre o porquê de você estar lá; trabalhe duro, envolva – se em projetos extras, supere suas metas, seja criativo, encontre os problemas e resolva – os, mostre disposição, dedique – se, essa é a palavra chave para o sucesso, dedicação. Fazer além do que lhe é pedido vai ser um diferencial.

Dica 3: Sacrifício

Tome consciência de uma coisa, a vida é feita de escolhas e você terá que sacrificar alguma coisa prol de outra que queira mais. Neste caso esse sacrifício poderá ser muitas das vezes, o tempo que você dedica para outras atividades. Por isso, pondere e veja até que ponto você está disposto a sacrificar “coisas” em benefício da sua carreira. E por favor, não misturem as coisas, você não vai sacrificar coisas que são importantes para o seu sucesso como os estudos por exemplo. Quando digo sacrifício, falo em viagens, férias, balada, descanso, preguiça… beleza!!??

Dica 4: Etiqueta profissional

Quando falo deste tema, acredite, o profissional que sabe usá–ló a seu favor, dispara em vantagens nesta competição. Não estou falando aqui de beleza e sim de boa aparência e bons modos. O profissional preparado que almeja o sucesso em sua carreira, deve ser sempre pontual, ser simpático com todos, conhecer a conduta ética da empresa, ter uma boa postura, ser organizado, ser articulado, ter boa oratória, usar roupas adequadas com sua posição (leiam as dicas do blog sobre como se vestir) e isso não quer dizer usar só roupas de marca, tomar cuidado sobre o que fala e principalmente para quem fala, ser educado, não misturar assuntos pessoais com os profissionais (ligações particulares e redes sociais, por exemplo),  ser proativo e flexível de acordo com as necessidades da empresa; e podem acreditar tudo isso pode ser aprendido. E você sabe como? Volte na dica numero 1!

Bom pessoal essas são as dicas. Leia, releia e adapte ao seu caso. Como você percebera destacar- se não é nada fácil e rápido e, além disso, exige muito esforço. Mas com o tempo perceberá os resultados com os próprios colegas de trabalho e claro com os seus superiores.

O maior investimento que nós podemos fazer, é em nós mesmos.  Não desista de seus objetivos e corra atrás. E lembre – se, que o fato de se destacar dentre os demais, não significa que você seja superior a eles! Mantenha a humildade e o respeito pelas pessoas quem quer que elas sejam.

Sucesso!

Colaborou: Duanne  Comácio

 

5 respostas

  1. Existe dentro de uma empresa dois tipo de funcionários:
    O 1º Funcionário e o desmotivado:
    Este funcionário olha tudo ao seu redor com maus olhos, vive reclamando do chefe na copa ou pelos corredores, sempre se acha injustiçado, E quando seu chefe lhe desguina para uma ou mas funções que fogem de sua função habitual ele encara a situação como abuso de poder, a acredita que seus encarregados querem aproveitar dele. Este tipo de funcionário nunca vai crescer em sua empresa e ainda corre o risco de ser mandado embora.
    Já o 2º funcionário e aquele que sempre estar de bem com a vida e com os colegas de trabalho, mesmo que esteja enfrentando um temporal em sua vida pessoal, Ele sabe separar as coisas , avida profissional com a vida particular, Ele nunca se associa com os fofoqueiros, e se tem algo contra o chefe ou com algum colega de trabalho, ele os procura e resolve seus conflitos pessoalmente, e quando recebe uma tarefa a mas que não seja a sua tarefa diária e habitual. ele encara a situação com uma oportunidade de crescer dentro da empresa, sempre procura dar o seu melhor, desenvolvendo a tarefa que lhe foi outorgada da melhor forma possível, Pois ele sabe que o que ele faz pode falar a respeito do que ele e.
    E você já parou para pensar qual funcionário qual funcionário gostaria de ser? so depende de você

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