e-commerce dicas-1

Nas duas últimas semanas a minha participação no programa Em Pauta da rádio Cultura HD/FM foi sobre as compras na internet. Décimo terceiro, Natal, amigo secreto já são bons motivos para gastar grana comprando presentes na internet. Eu e o superintendente do Procon, Dr. Franco Cristiano, elaboramos 10 dicas para ter sucesso nas compras via internet.

1)      Faça uma buscas em comparadores de preços.  Evita perda de tempo e você ainda tem a opinião de outros consumidores.

2)      Desconfie de sites que trazem produtos com preços muito diferentes do praticado por outras lojas virtuais. Hoje em dia a diferença não é grande.

3)      Consulte o Google ou outros buscadores e veja o que compradores estão dizendo sobre o site ou produto na internet. Se a quantidade de reclamações for considerável, delete essa loja do seu processo de compra.

4)      Observe prazo de entrega e configurações do produto como por exemplo: edição para livros, voltagem para eletrônicos, capacidade de processamento para computadores, cores disponíveis. Dar uma boa analisada nas fotos é importante, desde que elas não tenha uma tarja “imagem meramente ilustrativa”.

5)      Se a maioria dos produtos de um site tem entrega garantida em até 5 dias úteis e o produto escolhido está marcando 15 dias para entrega, desconfie. Provavelmente não tem produto em estoque e seu tempo de espera pode ser muito mais que meros 15 dias.

6)      Consulte dados importante do site como CNPJ e serviço de atendimento ao consumidor via telefone fixo e endereço. Se o site tem como contato um telefone celular, desconfie. A empresa não tem estrutura para ter telefone fixo, então não tem preparo para atender adequadamente e com segurança os seus clientes.

7)      Observe se o site possui um ambiente seguro. Você observa isso ao entrar no site. Onde você digita o nome do site vai aparecer um cadeado. Isso ajuda a diminuir fraudes. Existem selos de qualidade e segurança na parte inferior do site.

8)      Se for comprar um presente, compre com antecedência e escolha bem para evitar trocas. Já olhe no site como acontece o procedimento de troca de produtos e evite dores de cabeça.

9)      Mantenha a segurança do seu computador. Atualize diariamente seu anti-vírus e não instale programas piratas, pois eles são porta de entrada de vírus. De nada adianta ter um anti-vírus atualizado e usar um Windows pirata ou demais softwares.

10) Ao receber o produto, confira antes de assinar nota fiscal e termo de recebimento após conferir se a mercadoria chegou conforme sua expectativa. Se receber o produto quebrado, violado ou um outro objeto, mostre ao entregar e não aceite o produto.


Se você ainda fará compras para entregar os presentes no Natal, tome cuidado com os prazos de entregas. Há superlotação logística e o seu presente dependendo da quantidade de dias de entrega pode chegar só no próximo ano. Espero ajudar você a fazer melhores transações no e-commerce.

LEAVE A REPLY