🧐Já se perguntou por que as folhas das árvores caem no outono?🍃🍃🍃🍃 Quando chega o outono e os dias começam a ficar mais curtos, a natureza está sinalizando às árvores que chegou o momento de modificar algumas de suas características.

Com dias mais curtos, temo menos luz solar e aí acontece a primeira alteração da planta que é a diminuição da produção de clorofila, a substância que estudamos em ciências lá na infância, que é a responsável pela absorção do gás carbônico e sua transformação em carboidratos, usados na geração de energia para a planta.
Com a diminuição da clorofila, as folhas das árvores tornam-se amareladas ou avermelhadas. Eu acho lindo esse aspecto.

Mas tem mais!
A planta então começa a produzir um hormônio chamado ácido abscísico. Ele se acumula na base da haste das folhas, o pecíolo, matando as células daquela região. O pecíolo acaba se rompendo e a folha cai, sem precisar mais ser alimentada pela árvore, que pode, então, usar essa energia para seu próprio aquecimento.

Já parou pra pensar como a natureza tem a nos ensinar?
Quando o outono da sua vida chegar, faça como as plantas. Permita-se deixar as suas folhas amarelarem e depois caírem. Não se lamente. É hora de gastar a energia com a sua sobrevivência. Existem outonos na vida que precisamos nos aquecer. Ja já as chuvas aumentarão, a primavera e o verão chegarão trazendo dias maiores, maior tempo de exposição solar e aí você, assim como a planta, produzirá mais cloforila. Logo logo folhas e flores estarão lindamente coroando sua vida.

Pense nisso. O que você deve cortar agora pra poupar sua energia? Corte! No futuro você terá algo bem melhor.

LEAVE A REPLY