Como alcançar metas e sonhos pessoais? Plano estratégico de carreira com Bruno Figueredo blogueiro de Uberlândia Minas Gerais, Brasil, Brazil

Eu quero “conquistar maior visibilidade no trabalho”. Eu quero “implementar um novo projeto”, “fazer aquele curso que me trará aperfeiçoamento”. Eu também desejo “praticar atividade física”, “dar mais atenção aos amigos e familiares” e “aumentar o meu networking”. Nossas demandas para a realização são muitas. Porém, não raras são as vezes em que as mesmas ficam somente na esfera do “eu quero” ou “eu queria” e concretamente pouca coisa acontece.

Uma questão importante é nos perguntarmos o “por que” queremos algo. Compreender os motivos que nos levam a desejar alguma coisa e querer realizá-la funciona como uma “mola propolsora” para as ações. Quando os motivos estão difusos e não temos clareza das nossas necessidades é muito comum termos um início e ao longo do caminho não dar continuidade e abandonamos o que nos propusemos a fazer. Sendo assim, qual é o diferencial para realizar aquilo que desejamos?

1º) Defina o objetivo: o que você quer?

2º) Estabeleça meta para o seu objetivo: depois de definir o que quer, estabeleça: o quanto, quando e como se quer alcançar este objetivo.

3º) Reflita: Este objetivo tem haver com quem você é? Quais os reais benefícios ele te trará? O que será necessário sacrificar em prol do mesmo? Você está disposto a isso? O alcance desse objetivo terá um impacto positivo tanto na sua vida, quanto na vida das pessoas ao seu redor que lhe são preciosas?

4º) Avalie: No decorrer do processo para o alcance dos seus objetivos avalie periodicamente se suas decisões, ações e os recursos que são utilizados o aproximam ou o afastam de sua meta. No caso de afastar, tenha flexibilidade para reedirecionar.

5º) Persista! Os objetivos podem ser de curto, médio e longo prazo, e, especialmente os de médio e longo prazo requerem persistência para a obtenção do resultado. Compreenda que cada etapa são passos necessários neste processo e que persistir é peça chave para a concretização dos seus desejos.

Assim, eu desejo que você realize o que quiser, agora que você chegou ao final dessa leitura, creio que poderá ser mais fácil. Sucesso!

 

teresa cristina 2

Colaborou: Teresa Cristina Martins, Psicóloga Clínica, Mestre em Psicologia Aplicada e Practitioner em Programação Neurolinguística.

Teresa também está no blog www.acolhercomamor.com


 

 

1 COMMENT

  1. Bruno boa noite, seu blog esta espetacular que Deus continue a iluminar sua vida,creio que para o homem moderno de hoje tem varias matérias que nos ajudara no nosso dia a dia,seria uma boa de você postar no blog tipos de negócios que seria viável hoje de ser aberto, seja de um sacolão ha uma franquia o que seria uma ótima ideia creio que com essa matéria ira ajudar muitos homens que tem hoje e necessita de uma visão uma boa noite e mais uma vez parabéns pelo seu blog

LEAVE A REPLY