Ele é o alecrim dourado da internet, cheio de memes e bom humor. Difícil achar alguém que não goste da leveza e piadas de Evaristo Costa nas redes sociais.

Mas mesmo um profissional desse nível está cometendo erros graves após sua demissão da CNN Brasil.

Não vou prolongar nos erros cometidos pela empresa, mas vou me ater ao erros cometidos pelo Evaristo Costa e que podemos aprender com eles:

  • por mais dolorosa que seja uma demissão, ele faz parte da sua carreira, e aquela etapa contribuiu de alguma maneira com sua história. Jamais fale da mal da empresa. Quando você faz isso, você transmite a imagem de uma pessoa não confiável. Se fala mal da empresa anterior agora…no futuro falará mal da próxima empresa que vier trabalhar. As empresa fogem deste tipo de profissional!

  • a empresa pode ter pecado em muitos aspectos, mas isso é um problema dela. O profissional deve manter a linha e o profissionalismo. Quando você fala do outro, você está falando muito mais de você do que fato do outro. Reclamações trabalhistas devem ser tratadas no RH ou na justiça, não nas redes sociais. Agora …se a pessoa abre sua intimidade assim nas redes, depois não reclame que o público das redes é tóxico, invasivo. Quem abre as portas é você. Não reclame depois.

  • entenda que estratégias mudam e a equipe também. O Evaristo foi contratado por um presidente que não está mais na empresa. Quando acontecem troca de comandos, um presidente novo ou um diretor novo irá implementar sua nova estratégia…e isso passa por troca de pessoas. Faz parte. Se você fosse o presidente, tenho certeza que iria implementar mudanças, contratar novas pessoas e isso muitas vezes vai demandar a demissão de outras. Coisas de mercado. Para novos ciclos se abrirem, os velhos precisam fechar.

  • está chateado, abalado e triste? Desconecte. O baita profissional Evaristo Costa foi humano demais e não entendeu isso. E no auge da sua raiva e chateação aproveitou “perguntinhas” do Instagram para vomitar aquilo que ainda não conseguiu digerir. Em momentos que estiver mal… dê um tempo das redes. Faz bem para superar, desintoxicar e reconectar à sua essência e pessoas que te fazem bem.

  • seja grato pelo tempo que fez parte. Por pior que uma empresa possa ser, ela contribuirá com o seu crescimento. Opte pela parte do corpo cheio.

Sou fão do Evaristo, e desse episódio triste eu quero tirar lições para mim. Temos que aprender com os erros dos outros e quis compartilhar com vocês.

LEAVE A REPLY