Por Alessandra Carneiro – nutricionista
 

Olá Pessoal, aqui é a Dra. Alessandra Carneiro nutricionista.  Estou aqui para lhe mostrar que há vida pós festas de fim de ano sem engordar sim.  É preciso mesmo fazer escolhas saudáveis! Eu levantei ponto a ponto das festas de final de ano. Faça suas escolhas e seja consequência delas. Vamos lá?

Ceia de Natal Saudável

Dicas de alimentação saudável para sua Ceia de Natal

Para quem quer manter o peso é possível manter a linha com as delícias da ceia, basta saber escolher e respeitar quantidades.

Com o Natal chegando já pensamos na fartura que terá nossa mesa segundo as tradições que seguimos. Muitas Carnes, Guloseimas e Tortas;

Sempre exageramos com tantas coisas suculentas e depois nos arrependemos. Aí é a hora de compensarmos tudo isso;

Mas ao invés de pensarmos desta forma, deveríamos mudar um pouco as tradições e criar pratos mais saudáveis e porque não mais adequados ao clima próprio desta época;

Vou mostrar para vocês algumas dicas do que seria melhor colocar em sua mesa:

 

Frutas e cereais

Frutas da época como: goiaba, pêssego, laranja, manga, mamão, melancia, melão, uvas, abacaxi, figo e pêra;

Frutos secos: as nozes, castanhas, avelã, pistache e amêndoas são ricas em selênio, magnésio e possui a gordura do bem, mas em compensação, o valor calórico é elevado, mas isso não é motivo para deixar de comer. Apenas evite os exageros;

Utilize arroz integral ou Parbolizado;

 

As carnes

Prepare carnes brancas como: peru, Chester, frango e peixes como salmão, sardinha, arenque e truta pela presença de Omega 3 (gordura benéfica que contribui para a saúde do coração);

Já o pernil suíno é fonte de proteínas, vitaminas e minerais. Mas é também bastante calórico e possui quantidade considerável de gordura. Por isso, prefira os cortes mais magros como o lombo, por exemplo;

Prefira incluir frutas secas às carnes, nas preparações;

Rabanadas o mimo da ceia de natal, ao invés de fritar opte por assar. O processo é o mesmo. E porque não fazer a calda de adoçante próprio para o forno? Uma boa sugestão;

 

 

Temperos

Utilize temperos naturais como cebola, alho, gengibre, pimentas, limão, azeite extra virgem, açafrão e claro muitas ervas para preparar as carnes;

 

 

As Bebidas

Dê preferencias a água e sucos de frutas da época como melão e a melancia que são ricos em água e contém poucas calorias;

 

 

Dicas para montar seu prato de Natal

Na hora de montar o seu prato você pode seguir essa dica para não se perder:

Preencha com metade de hortaliças cruas, ¼ com carne branca e o restante com acompanhamentos menos calóricos que os habituais;

 

 

A sobremesa

Para a sobremesa escolha frutas para auxiliar a digestão.

Dicas de alimentação saudável no blog do Bruno Figueredo

Panetones – um alerta saudável pra você!

Prefira consumir o Panettone light, pois uma fatia de 80 gramas do Panettone tradicional apresenta 385 calorias e o o Panettone light 210 calorias, são trocas que refletindo bem vale a pena;

 

 

Um brinde à vida!

E como não podia faltar, para quem gosta de comemorar com o tradicional brinde sugiro substituir o tradicional champanhe ou qualquer outra bebida por uma taça de vinho tinto que possuem flavonóides, conhecidos por prevenirem doenças do coração, ou então opte por vinho sem teor alcoólico ou suco de uva;

 

 

Acima de tudo!

Confraternize com sua família. Deixe a negatividade de lado e dê lugar a positividade, ao amor e as boas energias!

Trace seus objetivos para o próximo ano e suas prioriedades. Podemos passar pelo Natal e o Ano Novo tranquilamente tendo consciência de que podemos  comer de tudo sim, porém tudo me convém?

E se exagerar em algum aspecto, calce seu tênis e vá correr, caminhar e malhar muito!  Gaste o que ingeriu. Se ingeriu, malhe muuito.

Que Deus abençoe sua vida e toda sua família!

Abraços

Se cuide! Cuidar da alimentação é cuidar do seu bem mais precioso, o seu corpo, a sua vida.

 

dicas-para-emagrecer-nutricionista-alessandra-carneiro Dra. Alessandra Carneiro é nutricionista especialista em obesidade e emagrecimento e nutrição esportiva.

 

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