grupos no facebook

Eu sou professor universitário há 2 anos e meio. Nesse período usei algumas ferramentas de comunicação com meus alunos.

A minha primeira experiência foi com o sistema que a faculdade disponibiliza, mas os alunos entrem nele na maioria das vezes apenas para baixar os slides utilizados em aula e para ver notas e faltas. Recados e avisos, vagas de empregos e links com materiais interessantes de leitura não eram suficientes para criar o hábito nos alunos de acessar o site.

Já utilizei grupos do Google e Yahoo, mas aquilo faz lotar a caixa de e-mails e o e-mails do grupo acabam virando “paisagem” na caixa de entrada.

Já utilizei o e-mail, simples e básico, mas esbarra nas famosas desculpas “Eu não recebi”, “Nossa! Foi parar no meu lixo eletrônico”, e por aí vai.

E aquele famoso e-mail da sala, que todos tem a senha é a pior furada. Sempre entra algum engraçadinho que deleta os arquivos e promove a desordem.

Este ano continuo usando o sistema da faculdade, porque é um documento entre professor e aluno, mas adotei uma ferramenta a parte que tem dado muito certo: o Facebook. 70% dos meus alunos estão nesta rede social. Elegi então o Face como a ferramenta oficial de comunicação entre professor e aluno. Para cada sala eu criei um grupo no Facebook e pedi aos alunos que não usavam o Facebook para cria-lo. Alguns ainda resistem, mas é a melhor ferramenta até o momento. É rápida, fácil de usar, e temos extrapolado nossa conversa de sala de aula. Virou um anexo muito interessante.

Recomendo muito a utilização de Grupos no Facebook para você aluno ou professor. Espalhe essa ideia e “acabe” com essa história de Google Groups ou Yahoo Groups com os  seus infinitos e-mails que lotam as caixas de entrada e promovem pouquíssima interatividade  e muito lixo eletrônico. Para outros objetivos essas ferramentas até podem funcionar, mas entre professor e aluno que é conectado, o Grupo do Facebook é a minha dica de hoje.

#FicaAdica

4 COMMENTS

  1. Perfeito. Tenho usado desde o início do ano e está funcionando muito melhor que os outros métodos. Parabéns pelo blog. Ágil e direto.
    Bola pra frente e sucesso!

  2. Penso que o Google Group tem continuidade se for integrado ao G+. O Yahoo deve ser descontinuado assim como aconteceu com o Disco Virtual q nem lembro mais o nome.
    No curso de Midias Sociais do Terça Digital usamos o Grupo do Face. Como a aula era no laboratorio de informatica, a atualização era imediata e foi bem utilizado. Desde q formei há quase 3 anos não tinha usado essa ferramenta tão bem.
    Fiquei surpreso com sua informação que 30% dos alunos do curso não estão no face.

    • 30% dos alunos estão fora do Face sim. É uma triste realidade, mas é o perfil do aluno desta faculdade bem focada em classe C.

      Muitos deles entraram para o Facebook só por causa do grupo e depois se apaixonaram. É bom vermos realidades diferentes para que não generalizemos. Em muitas cidades e nesse Brasilzão adentro a realidade é esta e até pior, mas com o tempo as coisas mudam.

      Obrigado por seu comentário.

LEAVE A REPLY