As férias são tão importantes para o nosso bem-estar que em nossa sociedade são garantidas por lei. Depois de muito trabalho/estudo elas chegam: as férias. Algumas pessoas esperam ansiosamente por elas  e preparam uma programação divertida e diferente para sair da rotina, outras usam o tempo  para resolver pendências  e ainda tem aquelas que viajam.  Outras pessoas já possuem dificuldades em se desligarem do ambiente de trabalho e nem gostariam que as férias chegassem. Isso é preocupante pois uma vida equilibrada requer tempo para trabalho/estudo, lazer, família, amigos, espiritualidade, dentre outros.

Quando sobrecarregado, o corpo reclama, seja através de dores constantes, cansaço excessivo, sentimentos e emoções negativas. É hora de para e se entregar às férias. Mas como usufruir delas com plenitude?

 

Confira as dicas da psicóloga Teresa Cristina para aproveitar suas férias!

1) Antes de sair de férias deixe o ambiente de trabalho preparado para sua ausência, indique ou saiba quem são as pessoas que farão as suas tarefas no período das férias, e lembre-se que você é importante, porém não é insubstituível, tudo estará bem quando você voltar, e mesmo que não esteja nada como uma semana para colocar as coisas no lugar;

 

2) Avise as pessoas que estará de férias, isso fará com que evitem ao máximo incomodá-lo no período de descanso. Ao sair evite frases: “Estarei disponível”; “É para me ligar mesmo, qualquer coisas aconteça”, isso abre espaço para que as pessoas recorram à você com problemas que elas mesmas poderiam solucionar. Ao invés disso, seja assertivo: “Estarei de férias, liguem para mim só para em caso de última necessidade” , para outros assuntos recorram à “fulano”.

 

3) Quando começar as férias faça uma rotina diferente. Permita-se ter um sono reparador, ir à lugares que você gosta mas raramente tem tempo, encontrar com os amigos, ou até fazer aquela faxina em coisas da sua casa que talvez esteja precisando.

 

4) Faça atividades prazerosas sem se preocupar com o tempo. Isso o ajudará a relaxar.

 

5) Caso faça uma viagem, permita-se experimentar e conhecer os costumes locais, pontos turísticos, conhecer novas pessoas, trocar experiências.

 

6) Se não for viajar, explore locais da sua cidade que são agradáveis e talvez você nem conheça, como parques, teatro , atividades culturais, dentre outros. Aproveite isso para desenvolver também atividades sociais e culturais.

 

7) Usufrua o máximo que puder desse período que é seu por direito, e lembre-se que antes deles, existiram longos períodos de trabalho e que depois dele o trabalho e as atividades voltarão. Para isso você precisa estar bem fisicamente e emocionalmente para retomar seus afazeres, e usar as férias para isso é imprescindível . Portanto, aproveite!
teresa cristina 2

Colaborou: Teresa Cristina Martins, Psicóloga Clínica, Mestre em Psicologia Aplicada e Practitioner em Programação Neurolinguística.

Teresa também está no blog www.clinicaacolher.com

 

LEAVE A REPLY