Apesar de ser patrocinado pela iBarbearias, sempre que viajo gosto de experimentar novas barbearias para ver o crescimento e evolução do segmento.

Já tive experiências super positivas em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Campinas.

Nesta última viagem ao Rio de Janeiro, resolvi experimentar uma barbearia no Barra Shopping. Por sinal, uma barbearia até bonita, movimentada e com uns 4…5 barbeiros.

Essa Barbearia do Rio foi a pior experiência que já tive até hoje. Ela cometeu 6 dos 7 erros que costumo detectar nas minhas idas.

Bora aprender para não errar, barbeiros? E se você é apenas cliente, é bom saber pra evitar de cair no conto do vigário das barbearias.

Erro 1

Não fazem cadastro do cliente e não fazem relacionamento pós-venda.

Cheguei na Barbearia, anotaram meu nome numa agenda de papel (nada contra) e já me direcionaram para um Barbeiro. Oi???? Não me deram boas vindas, não anotaram meu e-mail, whatsapp. Não pediram minha data de aniversário. Sequer perguntaram se era a minha primeira vez ali ou como fiquei sabendo da barbearia. Nota zero em relacionamento com cliente.

Toda empresa deve cadastrar o cliente para usar essas informações para relacionamento, vendas e promoções. No caso da Barbearia, eu recomendo que depois do cliente ir pela primeira, ela mandar uma mensagem perguntando se está tudo bem com a pele do cliente, se a barba ficou legal, se o serviço ficou do jeito que o cliente gostaria e se colocar a disposição para novos atendimentos. Ah! É legal a Barbearia também indicar sua rede social para o cliente acompanhar as novidades, outros serviços e produtos disponíveis. Os homens estão cada vez mais antenados e tê-los em sua rede social aumenta as chances de venda e de retorno à Barbearia.

 

Erro 2

O Barbeiro não quis saber do meu histórico!

O Barbeiro não foi nenhum pouco simpático. Não perguntou meu nome, só perguntou como eu queria a barba. Não perguntou se eu tinha foliculite, se tinha alguma particularidade. Falei que passava máquina 1 na barba e meio no bigode. Aí ele me devolve com uma pergunta: 1 alto ou 1 baixo? Sei lá o que isso. Nenhuma barbearia que fui até hoje tinha isso.

Truculentinho e com a mão pesadinha, o Barbeiro foi passando a máquina e não vi diferença nenhuma. Aí pedi pra ele passar um pente mais baixo.

Na hora da lâmina, o desastre. Ja já conto!

 

Erro 3

Vaporizador ou toalha. Pincel nãããão!

Barbeiro Fausto da iBarbearias de Rio Verde

Toda vez que eu for em Barbearia a partir de agora eu vou olhar se usam vaporizador ou toalha aquecida. Não vou mais aceitar aquele pincel com espuma (cheia de contaminações de outros clientes). Não é enjoeira e nem frescura. É biossegurança. É a saúde em jogo. Eu fui atendido às 20h30, ou seja, peguei toda contaminação dos outros clientes que passaram por ali o dia todo. Que perigo!

Pincel é coisa do passado. Já fui sim em barbearia que usava, mas barbearias muito simples. Lá perto de casa já fui em barbearia de um barbeiro só, e ele usava toalha aquecida, mesmo com barba com preço baratinho. Não é questão da barbearia ser grande ou pequena, é a saúde do cliente em jogo. Quem deseja vida longa para seu negócio deve pensar na satisfação do cliente para crescer.

 

 

 

Erro 4

Biossegurança: o básico que ainda não entenderam.

Além de usar vaporizador ou toalha (1 por cliente e lavada em local correto), o Barbeiro deve usar luvas e máscara para segurança dele e do cliente. Ao passar a lâmina, pode acontecer algum corte e sangramento. E isso pode levar a uma contaminação. Outra coisa. O uso da máscara é legal pela segurança  e até pelo hálito. Durante todo o procedimento de Barboterapia ou Barba, meu queridos barbeiros, usem máscara e luvas. Para o seu bem e do seu cliente. Isso transmite mais segurança e profissionalismo.

Erro 5

Mão pesada e falta de cuidado com a pele do cliente

Quando o cara passou a lâmina pela primeira vez na minha pele, eu sabia que ia dar merda. Você, que é barbeiro, ao passar a lâmina pelas primeiras vezes, pergunte ao cliente se está tudo bem, se sua mão está leve ou se ele está sentindo dor ou desconforto. Feedback é tudo para mudar enquanto há tempo. Dá muita agonia você sentir dor e não saber se está sangrando ou se está tudo bem.

 

Erro 6

Cuidados pós-barbear

Nas boas barbearia, após o barbear, eles sempre colocam uma toalha fria para ajudar as fechar os poros e evitar foliculite. Após isso, sempre passam um balm pós-barba (com o aroma que o cliente gosta). De preferência a barbearia deve oferecer sempre no mínimo 2 opções de aroma. Eu mesmo odeio tudo com menta. Prefiro sempre baunilha ou algo mais cítrico. Use produtos de qualidade. Não coisas a base de alcool que você só sente o geladinho na pele e não fica nada ali pra hidratar a pele e o pelos.

 

 

Erro 7

Nada de serviços agregados ou oferecimento de produtos

O Barbeiro que me atendeu no Rio, ao final do atendimento mostrou a barba (que eu odiei, mas não queria briga) e se despediu. Não custa nada fazer o pezinho do cabelo ou simplesmente igualar a costeleta da barba. Fale isso para seu cliente, vou fazer o pezinho pra você ficar com o visual ainda melhor. O cliente vai sentir aquilo como um PLUS.

Fora isso, homem está em fase de aprendizagem do que deve usar para ter um cabelo e barba bonita.  Sempre é bom perguntar se ele já usa shampoo específico para homem e para o seu tipo de cabelo, e também produtos para a barba. Na dúvida, sempre recomende produtos como óleo hidratante para a barba, balm, shampoo para a barba. O cliente vai curtir aprender um pouco com as suas dicas e ainda levar esses produtos pra casa. Tais produtos vão garantir uma barba mais bonita sim e um visual melhor. Ficando mais bonito, ele receberá elogios da namorada/esposa/amigos/colegas de trabalho. E homem funciona com estímulo. Recebendo elogios, ele vai passar a comprar mais produtos e a se cuidar mais. Pontos pra vocês e pra sua barbearia.

 

Mais dicas para Barbearia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *