bateria-celular-durar-mais

Só de falar deste assunto dá saudade do meu saudoso Nokia 3310, o celular cuja bateria durava três, quatro dias até cinco dias.

A cada ano a tecnologia avança na velocidade da luz, porém, em um aspecto a ciência ainda não conseguiu evoluir como precisamos: a bateria. Quem tem iPhone ou Galaxy sabe o que é chegar às quatro da tarde e o seu telefone estar totalmente descarregado.

Existem várias explicações para isto: a bateria continua tendo a mesma capacidade, porém, aumentamos a utilização dos recursos do smartphone, como GPS, SMS, redes sociais e e-mails. Na verdade, deixamos de ter um celular para ter um computador de bolso, ou seja, têm muitos dados sendo processamento e funcionalidades ativadas a cada instante, e isto faz consumir a bateria.

Eu separei 6 vilões das baterias dos celulares modernos, os chamados smartphones:

–  O brilho da tela do celular consome muuuuita bateria. Altere o brilho de acordo com o horário do dia e o local onde está. Assim você racionaliza o uso da carga. Muitos modelos já permitem a opção automática para o brilho da tela.

– Os Planos de Fundo Animados. Aquela coisa linda: céu, praia, mar que fica o tempo todo animadinho na tela, principalmente do seu Android faz consumir uma bateria danada. A duração da bateria pode cair 30% caso este recurso esteja ativado.

– Aplicativos que usam Localização. É o caso de Foursquare, Facebook e tantos outros que pedem autorização para saber onde você está.  Tirando os aplicativos que usam a geolocalização para oferecer algo customizado, o resto é apenas para tentar te mostrar propaganda regionalizada ou algo do gênero.

–  Wi-fi. O que pode parecer uma beleza, pode levar seu smartphone para a tomada. Apenas ative a internet wi-fi quando realmente for usar. Caso esta função esteja ativada, o aparelho fica buscando a todo momento uma rede sem fio, o que força o aparelho a trabalhar.

– Os jogos exigem recursos gráficos e sons, o que aumenta muito processamento do aparelho. Aqui inclui os games dos mais bobinhos aos mais potentes (principalmente Angry Birds que gritam demais, games de corrida, futebol, e outros). Se estiver viajando, deixe o game de lado ou você poderá ficar sem comunicação.

– os Aplicativos que rodam em background, como: Facebook, MSN, Twitter, Instagram, Whatsapp, cujas atualizações acontecem constantemente. Neste caso, uma boa opção é desligar as notificações. Como a gente não vive sem, uma saída é desativar as notificações na tela. Isto ajuda a minimizar o consumo da carga.

Hoje em dia não dá mais para viver sem nossos smarpthones. Desative o que for necessário e prolongue a vida útil da bateria do seu smartphone.

2 COMMENTS

  1. Com a dica aqui do blog a bateria do meu Iphone passou a durar mais…ÓTIMA DICA…Já acompanhava o blog antes, agora com a mudança ficou bem mais interessante…Parabéns ao blogueiro…abç.

LEAVE A REPLY