Há 5 meses fiquei sabendo por um colega de trabalho de um grupo do Facebook. Parecia ser mais um grupo, mas logo percebi uma intensa participação por parte de seus membros e várias ações que extrapolavam aquele quadrado espaço que o Facebook proporciona.

Fiquei curioso e na primeira oportunidade consegui agendar um horário com as líderes do grupo, a simpática dupla Roberta Caldas e Ana Paula Freitas. No primeiro encontro já me senti em casa e vi o quanto realmente era sério o trabalho do grupo Moradores do Morumbi.

No Facebook o grupo surgiu com uma manifestação organizada pelas líderes e a população do bairro Morumbi. O objetivo do evento era sensibilizar os políticos quanto ao grave problema de segurança no bairro. Após o evento que reuniu mais de 4.000 pessoas, o grupo no Facebook e no mundo real não parou mais. É um canal realmente bem utilizado pela população. É mais do que apenas informação, é engajamento. As pessoas se preocupam umas com as outras e isto vai criando uma camada de proteção invisível. O trabalho que completou 1 ano promete não parar. Não tem mais jeito. As pessoas agora tem no grupo um apoio para cobrar seus direitos.

Tive o imenso prazer de participar da segunda manifestação organizada pelo grupo, neste domingo dia 23 de setembro na Praça Vinícius de Moraes. O lugar é lindo e reuniu mais de 1.000 moradores. Gente de diferentes idades, cores, profissões, mas com um único pedido: segurança no Morumbi. Várias faixas clamavam por iluminação no bairro, que é um problema que facilita a ação de infratores e dificulta a identificação dos mesmos. Outras faixas pediam justiça pela morte dos mais de 100 policiais militares mortos em São Paulo só em 2012. O que mais achei interessante no evento é que o grupo de moradores deixou bem claro que não desejam o efeito cobertor curto. Aquele que aumenta o policiamento em uma região, mas retirando policiais de outro lugar. O que realmente foi pedido é o aumento do efetivo.

Numa linda manhã de domingo o que eu vi foi um belíssimo ato de cidadania como há muito tempo eu não via. Um bairro maravilhoso, rico, pulsante. O Morumi como o Brasil conhece, o bairro da ponte Estaiada, o bairro sede da Globo, o bairro imenso, o bairro que reúne tantas pessoas importantes da sociedade deu uma lição. Ninguém quer construir mais 2 metros de muros, nem investir mais milhares de reais em segurança privada, cerca elétrica, seguro residencial. Não vi egoísmo, pelo contrário, vi brasileiros apaixonados pela vida defendendo e cobrando seus direitos. A gente tem mania de achar que a mobilização vem apenas de áreas mais humildes, mas o Morumbi deu um show de cidadania em praça pública.

Todos querem paz, todos estão buscando a paz. Organização realmente não está faltando. Eu torço muito para este ideia se multiplique pelo Brasil a fora. E vamos reivindicar nossos direitos. Vamos as ruas. Iniciemos a luta nas redes sociais mas vamos sim às ruas, praças, avenidas. É mobilizando que a gente chega lá!

Assista ao vídeo com o exato momento em que os milhares de balões foram soltos pelos céus do Morumbi.

Ajude a ecoar esse voz. Assine a petição pública e contribua com este trabalho sério do grupo Moradores do Morumbi. http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N28990 . Por aumento real e urgente do efetivo das policias civil e militar com adequação salarial na data base incorporada a índices inflacionários anteriores não incorporados, rápida ampliação da rede de iluminação pública e substituição do equipamento ultrapassado existente, criação de uma subprefeitura local, sinalização inteligente de equipamentos viários de trânsito, adequação viária e de transporte de massa (Metrô convencional) para melhoria da mobilidade no ir e vir e fiscalização atuante e rígida do barulho urbano. Por tudo isso, assine esta petição.

LEAVE A REPLY