sites-aplicativo-para-aprende-novo-idiomas 

A educação está se reinventando. Os modelos tradicionais de ensino não conseguem atender a demanda de uma geração hiperconectada, seletiva e acostumada a fechar o que não gosta com um simples clique. Fora isto, as cidades estão gigantes, o trânsito não flui e o dinheiro muitas vezes é curto para comprar tanta coisa. Por outro lado o mundo nos pede pelo menos um inglesinho. A tecnologia é adepta ao inglês, não tem como fugir. Os sites, os programas, os aplicativos, e tudo de bom vem em inglês.

Com a China bombando, quem tem mandarim ganhou um grande diferencial no currículo.  Quem pretender viajar para a França não pode nem pensar em ir sem falar francês. É muita língua, mas hoje em dia é muito mais fácil aprender outro idioma.

No meu quadro do programa do Em Pauta desta semana falamos sobre a utilização da internet para aprender um novo idiomas. É preciso atentar para 3 aspectos.

 

3 aspectos importantes para quem desejar aprender um novo idioma pela internet.

–       é preciso ter disciplina. Assim como em uma escola, você precisará reservar dias e horários fixos de estudo. No mínimo 2:30H por semana.

–       É preciso ter tempo. A gente só dedica um tempinho a coisas que para nós são importantes.

–       É preciso dedicação. Além de tempo e disciplina é preciso se concentrar, querer e colocar força na hora do aprendizado.

 

No programa, a Halina Medina minha amiga blogueira falou de algo importantíssimo. Force a nova língua. Se resolver aprender inglês, troque o idioma do seu sistema operacional, do seu Facebook, Instagram, Twitter ou qualquer rede social. É uma maneira de você “se obrigar”a ter contato com o novo idioma a todo momento. Eu achei fantástica a dica da Halina.

 

Confira 12 serviços na internet para aprender um novo idioma.

 

Live Mocha

Uma rede social fantástica para quem deseja o básico. Você irá aprender o significado das palavras e a formar frases.

Pontos positivos:

-aulas ao vivo

– você fará as lições e elas serão corrigidas por nativos naquele idioma. Fantástico! Na era da internet as pessoas são solidárias.

– mais de 30 idiomas disponíveis

– vários recursos: vídeos, áudios, interatividade, e aproximação com os seus “corretores”nativos.

 

Ponto negativo:

– é voltada mais para iniciantes. Quem já está avançado no idioma, procure outro serviço.

Mais informações em www.livemocha.com

 

Voxy

Um aplicativo topíssimo que utiliza notícias, músicas e atividades do dia a dia para te ensinar inglês.

Você tem uma série de lugares (padaria, show, escola e etc) e ao clicar em algum item você tem um vocabulário básico que usaria nestes locais, além das frases mais comuns. Além de ler e possível ouvir. Show, né?

Ao permitir o uso de GPS pelo aplicativo ele cruza informações de lugares em que está para te perguntar coisas e até sugerir frases ou que você responda um Quizz (perguntas em formato de game).

 

Pontos positivos:

– você exercita sua pronúncia utilizando o microfone do smartphone.

– poderá usar a câmera do smartphone para tirar uma foto de um lugar ou objeto e o Voxy o identifica e te envia uma foto padrão daquilo com a tradução e algumas cossitas mais.

– disponível para iPhone e Android.

 

Pontos negativos:

Considero o preço meio salgadinho. O serviço é nota mil, realmente vale, mas na internet estamos acostumados com preços baixos para aplicativos e utilidades. R$18,00 é complicadinho.

Faça um teste e se gostar, aí você habilita a versão paga que é completíssima.

Mais informações em www.voxy.com

 

Busuu

Uma rede social e aplicativo integrados.

São 12 idiomas disponíveis e inclusive versão para crianças. Ótimo né? A rede se propõe a ajudar desde o iniciante até o que está em estágio avançado.

 

Pontos positivos:

–       0 programa tem boa parte gratuita (a inicial) e depois é possível ter o Busuu Premium e ter um upgrade em todos os sentidos.

–       legal a proposta da rede de ter um curso focado em inglês e espanhol para negócios. É uma demanda diferente, e quem faz realmente vai precisar usar no trabalho.

–        Versão para crianças

 

Pontos negativos

–       visualmente falando eu achei meio pobre. Na aprendizagem de um idioma, fotos bonitas, imagens e uma boa diagramação (disposição de texto e conjunto com outros elementos – tabelas, fotos, ícones, causam boa impressão).

–       Preço salgadinho para a versão inglês/espanhol para negócios. 19 dólares é puxadinho para um serviço web. Não que não valha a pena. Não estamos acostumados ainda, mas é uma questão cultural.

–        

Para mais informações www.busuu.com/pt

 

 

BBC Brasil

Já pensou em ter esta marca no seu currículo. Agora você pode! O curso da BBC Brasil utiliza notícias para você treinar o seu inglês. O site não é o centro do aprendizado. Você vai precisar de uma escola ou de frequentar outra rede social e voltar ao BBC Brasil para treinar. E é muito legal você desenvolver a leitura com notícias do dia a dia.

 

Pontos positivos:

–       um serviço diferente, já que utiliza vídeos e textos de noticiários, ou seja, material quente para aprender o que está rolando no mundo.

–       O vocabulário de um jornal geralmente traz palavras que talvez você ainda não tenha visto em outro lugares, pela própria linguagem e missão do jornalismo que é de informar de uma maneira que todos entendam, ou seja, foge dos termos técnicos ou os explica.

–       Após assistir a notícia você tem alguns exercícios para comprovar o ensino. Legal, né?

 

Pontos negativos.

–       não temos aplicativo para smarpthones, somente site.

 

Mais informações em http://www.bbc.co.uk/portuguese/topicos/aprenda_ingles/

 

 

Francoclic – para quem quer aprender francês.

Este projeto de ensinar francês pela rede foi uma iniciativa da Embaixada da França no Brasil com o Ministério da Educação. O site foi lançado para comemorar o ano da França no Brasil, ou seja, desenvolvido em 2005 e não atualizado como deveria.

 

Pontos positivos

–       focado no ensino de francês

–       iniciativa entre dois países

–       várias lições para diferente estágios e temas

 

Pontos negativos

– em 2005 tínhamos uma internet muito diferente da atual, e o site não foi atualizado do ponto de vista tecnológico, visual e de conteúdo. Vindo do governo…é isto mesmo que estamos acostumados.

 

Mais informações em www.francoclic.mec.gov.br/

 

 

Wespeak

A rede social para quem quer aprender inglês.

Uma comunidade focada no inglês. A rede é dividida em comunidade, lições, games, vídeos, humor e exercícios online.

 

Pontos positivos

–       uma área especial para humor. Assim é possível compreender um pouco mais sobre a cultura e o humor daquele país.

–       professor online. É um baita diferencial você poder tirar sua dúvida com um professor online.

 

 

Ponto negativo

–       o site traz quase tudo em inglês, ou seja, quem não sabe nada do idioma pode ser sentir perdida.

–       O cadastro é manual e não pode ser integrado ao Facebook. Hoje em dia todo mundo tem utilizado a ID Facebook para evitar perder tempo preenchendo chatos formulários.

 

Mais informações em www.wespeak.com

 

 

Italki

Aprenda e ensine um idioma.

Para quem deseja estabelecer uma amizade com um nativo e assim aprender o seu idioma, por outro lado, você também irá ensinar o seu idioma para seu amigo. É o senso de colaboração que vemos fortemente na internet.

 

Infelizmente quando fui testar o site estava fora do ar. Não consegui trazer pontos positivos e negativos, mas pelo que li na internet existem muitos elogios quanto ao serviço.

 

Para mais informações www.italki.com/

 

 

Palabea

Pensa num site bem feito e bonito, pense no Palabea.

Tem ares de uma rede social, porém aqui as lições são fixas, as aulas gravadas (Vídeo e podcast). É possível baixar uma lista de exercícios e ainda participar de fóruns de discussão por temas.

Pontos positivos

–       uma área para divulgação de eventos

–       site muito bonito e bem feito

–       grupos de estudos por temas ou objetivos

–       mapa online mostrando onde estão os alunos e quantidade

–       ranking de professores mais bem avaliados

–       termômetro de humor

 

Ponto negativo

–       site todo em inglês, ou seja, dificuldade inicial para quem é cru em inglês

 

Mais informações em www.palabea.com

 

 

Interactive English 

Um aplicativo focado em inglês. A cada atualização o aplicativo libera edições mensais com exercícios interativos, notícias do momento e uma discussão gravada em áudio para desenvolver sua audição inglesa, rssss. O aplicativo está disponível em três níveis, sendo o básico, intermediário e avançado.

 

Pontos positivos

–       focado em gramática, vocabulário, leitura e também escuta. Desenvolver a escuta é importante demais, senão você se perde.

–       disponível para iPhone e Android

–       aplicativo Grátis

 

Pontos negativos

–       o aplicativo não é muito bonito visualmente falando

–       poucas atualizações no aplicativo

Mais informações em www.netlanguages.com

 

 

Universia livros

Mais de 600 livros para turninar seu novo idioma.

Nada melhor do que um livro para te levar a verdadeira realidade. Ler uma frase, um exercício solto pode até ser tranquilo, mas o livro vai te proporcionar uma experiência completa. Além do idioma você vai aprender mais sobre algum tema, história e por aí vai. Existe por exemplo, uma seção com 96 clássicos de Harvard, grátis.

Se delicie no www.livros.universia.com.br

 

 

Blog inglês para leigos

A proposta do blog é show. Ensinar inglês por meio de músicas, clipes, notícias e humor.

O blog é muito simples, mas do ponto de vista de conteúdo é bem legal.

 

Pontos positivos

–       chat

–       simplicidade

–       não é necessário se cadastrar inicialmente

 

Pontos negativos

– layout do site não transmite seriedade, mas entendo que seja ausência do conhecimento de webdesign.

 

Acesse pra saber mais www.inglesparaleigos.com

 

Te desejo muito sucesso na nova empreitada!