Home-office-dicas-para-trabalhar-em-casa

Desde que voltei das férias em fevereiro minha vida mudou completamente. Percebo que hoje estou vivendo tudo que falo e abordo em minhas palestras e aulas: o novo formato de trabalho das novas gerações. Neste novo modelo não temos um lugar fixo para trabalhar. Pode ser a mesa de uma praça de alimentação de um shopping, o seu quarto, a sala de espera de um hospital. Qualquer lugar é um lugar para se trabalhar. Você evita  congestionamento no trânsito, tem uma agenda diferenciada e trabalha em diferentes projetos ao mesmo tempo. É gostosinho!

Até dezembro de 2012 eu tinha horário fixos de trabalho, mesmo sendo diretor e tendo flexibilidade, mas você acaba tendo que trabalhar no ritmo da equipe, fornecedores, stakeholders e isso acaba te forçando a cumprir uma rotina de trabalho em um determinado horário.

Hoje, não tenho horário fixo. Tenho tarefas fixas e gigantes. Trabalho com pessoas em diferentes lugares e em diferentes projetos. Confesso que dá um enorme frio na barriga no começo, mas é gostoso sentir o ar do desafio. 

Até as minhas aulas eu considero que tem horários flexíveis. Temos a aula naquele período que a faculdade estabelece, mas ela continua no grupo do Facebook, nas ligações de telefone e assim vou escrevendo um novo capítulo na minha história. Fácil não é, mas o ar da liberdade me atrai. Só de pensar em ficar fechado num quadrado, já me dá pavor. Eu gosto do movimento, da visita, da ligação, do café no meio da tarde e de horários diferentes de todo mundo. Evito filas e aproveito o tempo livre com coisas que realmente são importantes.

 

Eu separei algumas dicas para você que pensa também em trabalhar em casa.

1) Construa primeiro um nome no mercado.

Não é uma regra, mas Trabalhar em casa e começar do zero um nome é complicadíssimo. O melhor a fazer é conhecer o mercado, os clientes, os fornecedores e fazer um nome na área. Depois que você possui  um posicionamento legal profissionalmente falando, seu trabalho é valorizado e assim você pode trabalhar em casa que vai fluir. Comece então trabalhando em boas empresas. Ter experiência e nome são fundamentais para quem quer participar do emprego 2.0

 

2) Decidiu trabalhar em casa? Seja seletivo.

Não caia nessa de pegar tudo que aparecer. Tenha foco! Continue atendendo com o que você sabe fazer de melhor. Nada de pegar projetos em área que tem pouca ou nenhuma experiência. Seja seletivo com clientes, empresas e projetos. Senão você toma toda a sua agenda e não ganha dinheiro suficiente para suas necessidades.

 

3) Tenha uma agenda semanal bem estabelecida.

Eu divido minha semana em períodos: manhã, tarde, noite. Cada período eu dedico a um projeto. Assim eu rendo e vou criando uma disciplina. Todos os projetos andam e consegui perceber desenvolvimento. Fazer check-list e riscar atividades concluídas ajuda você a se sentir seguro e em constante produtividade.

 

4) Separe um lugar para ser seu escritório.

Mesmo se for no seu quarto, tenha um cantinho empresarial. Nele você monta sua mesa de trabalho e coloca ali pastas com as papeladas e material de trabalho. Você evita bagunçar a casa e cria um ambiente propício para fluidez dos serviços. Ajuda também você evitar de ver TV enquanto trabalha ou de ir na geladeira toda hora pra pegar água. 

 

5) Explique para sua família seu novo modelo de trabalho.

É importantíssimo sua família e amigos ter noção do seu novo ritmo de vida. Seu horário é flexível, mas aquela conversa que dura 2 horas a tarde pode prejudicar e muito. Se começar assim, daqui a pouco é um tal de me faz um favor daqui, busca cachorro ali, leva criança acolá que já era! Você vai virar um marido de aluguel rapidinho. Então conscientize a famíliade que embora esteja em casa, é um trabalho como o outro que precisa render para ser entregue.

 

6) Aprenda a viver sem neuras.

Se a produtividade caiu no meio da tarde, respire fundo. Vá dar uma volta, cochilar 40 minutos, ver TV, comer uma fruta. Entenda que a liberdade é isso. É melhor dormir 45 minutos e voltar mais tarde produzindo a mil por hora do que ficar a tarde toda pescando e cochilando. Permita-se! 

 

7) Aproveite horários e o melhor da vida.

Já que você trabalha em casa, que tal inovar nos horários? Academia às 15H, fazer compras no supermercados depois das 14H, trabalhar até 20H. Se você está rompendo um modelo, fuja de tudo que é tradicional. Se todos saem do trabalho às 18H evite o trânsito neste horário. Aproveite para trabalhar e sair mais tarde. Mas daí você começa também mais tarde. Assim você aproveite os horários de menor fluxo para resolver suas coisas e vai sobrar tempo para algumas que não fazia há tempos.

 

8) Seja feliz! 

Abrace esta oportunidade e seja um evangelista desta nova proposta. Ela não se encaixa para todos, porém o mundo precisa repensar seu modelo de educação, trabalho, economia. O mundo tem 24 horas e podemos fazer delas horas mais produtivas. Pense nisto! Vamos evitar lotações e promover o alternativo. Evitar deslocamento para reuniões curtas e que podem ser resolvidas em uma reunião por Skype. É assim que a gente ajuda a acelerar a mudança. Comece!

 

Boa semana jogadores!