instagram-dicas-como-usar

O Instagram foi a grande sensação de 2012. O aplicativo famoso exclusivo para iPhone também foi disponibilizado para o Android. Como é fácil de ser utilizado, muita gente passa dos limites e começa a publicar qualquer coisa no Instagram.

Confira 15 dicas para você usar seu Instagram com decência e não torná-lo um Facebook.

 

1) A primeira coisa antes de iniciar as dicas é entender que cada rede social tem sua função e suas pessoas. Não siga todo mundo que você já segue no Twitter e no Facebook. Senão vai virar mais do mesmo. Procure seguir quem publica fotos que vão ao encontro de seus interesses e gostos.

 

2) Vai publicar fotos de sua intimidade (filhos, viagens, casa, passeios)? Opte por ter um perfil fechado na rede Instagram. Desta maneira, qualquer pessoa que quiser segui-lo, deverá ter sua permissão.

 

3) Nada de postar de 5 em 5 minutos. Na internet isto se chama floodar a timeline, ou seja, inundar de conteúdo. Use com moderação, tá?

 

4) Imagem pronta, frases de efeitos e montagenzinhas toscas restrinja ao Facebook ou Orkut de Facebook. Breguice pra lá, no Instagram o legal é postar foto tirada do celular, de preferência em tempo real. 

 

5) Quer postar uma foto antiga? Que tal avisar e contar um pouco sobre aquele momento? Quem está deslizando pela timeline acha que tudo   está acontecendo em tempo real.

 

6) O Instagram não é uma rede social de fome! Postar aquela foto do bolo lindo de aniversário, aquele prato exótico que você está comendo em sua viagem internacional até vai. Mas tem gente que não tem bom senso e publica tudo o que come. Do pão murcho ao miojo. Do arroz com ovo ao prato feito. Me ajuda, né Brasil? Comida no Instagram só se fugir do tradicional ou se tiver linda de viver! Se você não é um cozinheiro e aprontou na cozinha, relaxa, compartilha no Instagram que vai ser bacana demais ver o seu esforço.

 

7) Previsão do tempo é coisa de Jornal ou de aplicativo que já vem instalado no smartphone, ou seja, todo mundo que tem smarpthone também tem. Então deixe o seu lado Rosana Jatobá de lado. No início foi legal, mas já passou. As coisas na internet são bem instantâneas e cansam rápido. Foto com previsão de tempo já era!

 

8) Foto de câmera profissional no Instagram. Não sou contra, porém, avise! Postar só foto daquela mega câmera de milhares de reais e não contar pra gente é desleal. A gente fica pensando que o problema está em nós,  fotógrafos de smartphone que não entendme nada. Ficamos assim?

 

9) Hashtag no Instagram? Sim, é possível buscar assuntos no Instagram por hashtag, mas pega leve. Umas 8 hashtags são suficientes. Tem gente que põe 20…40. Pra quê? Fica meia hora digitando aquele monte de hashtags.

 

10) Você pode adorar seguir a pessoa x, e curtir 90% das fotos dela. Mas isto não quer dizer que a pessoa seja obrigada a lhe retribuir e seguir você também. Se as relações podem ser de mão única, respeite. É brega demais pedir….fulano me segue? É a mesma coisa de pedir pra alguém gostar de você. Quem curte gosta e pronto.

 

11) Pelo amor de Deus não salve foto da internet ou de outro Instagram e poste na rede como se fosse sua. É o fim da internet! Seja original e compartilhe com o mundo o seu olhar. Se copiou, dê crédito ao autor.

 

12) Look do dia ou qualquer postagem diária é coisa de blogueiro daquele segmento. Coisa de alguém que se propôs a diariamente compartilhar um assunto específico. Tem gente que não se enxerga.

 

13) A câmera frontal do smartphone é uma ideia legal demais. Dá até pra ver se o cabelo está bom, se a gravata está no lugar, porém, não ache que o Instagram é o seu espelho social. Tem gente que tira foto com biquinho, mandando beijinho, mostrando a bochechinha rosada, a espinha interna. Use a câmera frontal com bom senso, ainda mais se for postar a fotinha no Instagram.

 

14) Festival do Eu mesmo! Tem gente que não tem noção de nada e posta foto do pé feio, do joelho, do pêlo das axilas e até da unha encravada. Ôh meus lindos, vamos ter bom senso. Colocou uma roupa nova, vai para um casamento, uma ocasião especial…tudo bem. Mas todo dia, toda hora cansa. Só está liberado se for blogueira de moda. Tem gente que e tão aparecidinho que todo dia mostra o corpitcho molhadinho de suor porque chegou da academia e até quando vai dormir e está de pijama. Calma! Muita calma! Cuidado com a super exposição. Pegue leve!

 

15) Postar no Instagram também permite postar ao mesmo tempo em outras redes sociais. Eu sempre compartilho também no Twitter e no Facebook. No caso do Facebook eu vou na foto e edito a legenda, marco as pessoas e até os lugares. Não é legal compartilhar tudo no Instagram e também nas demais redes, senão vira aquele negócio que já falei. Mais do mesmo. Vamos evitar a produção de lixo eletrônico.

 

Ah! E aquelas regras de não postar foto caído bêbado, com a mesa cheia de dinheiro porque acabou de receber aquela indenização, e com poses inadequadas para menores de 18 anos continuam. As fotos estão na internet e as coisas na internet não são escritas a lápis. Por mais que você delete, já está salva em algum lugar. Tome cuidado! Daqui 10 seu nome poderá ser jogado no Google e sua reputação poderá ser questionada.

 

E se você fez alguma coisa que coloquei no post como algo inadequado, faça diferente a partir de hoje. Mudar de curso depois uma reflexão é sinal de uma pessoa madura, que cuida de sua reputação e imagem.

Ficamos por aqui. Compartilhe com seus amigos este post e ajude-nos a construir um Instagram melhor!