Perfis-digigraficos-joganogoogle

Uma das maiores e mais respeitadas agências de publicidade do Brasil, a DM9, apresentou um documentário inédito, fruto de um estudo realizado com consumidores do ambiente digital.

O estudo foi batizado de “Perfis Digigráficos”, o que me lembrar os Digimóns, risos. Gostei muito da visão sobre os novos consumidores, que não mais são classificados por sexo, idade, geolocalização, origem ou classe social. Agora os consumidores são classificados por 3 critérios diferentes dos que já conhecíamos.

1) Quanto e como as pessoas utilizam os recursos e equipamentos de tecnologia em sua vida.

2) Quais são as intenções que elas têm ao consumir os diversos produtos digitais.

3) E principalmente, quanto os recursos digitais servem para moldar sua própria identidade.

As pesquisam nos ajudam a ter um novo olhar sobre os fatos. Agora, a partir destes três critérios nós temos 5 tipos de consumidores digitais, entre eles:

IMERSOS: Tiveram parte de sua identidade definida a partir da tecnologia.
Com ela, conseguiram “se encontrar”, definir melhor seus interesses e estabelecer melhores vínculos com o mundo.
Suas personalidades e identidades foram definidas pela era digital, que os permitiu dar vida a mais personas.

FERRAMENTADOS: recorrem à tecnologia para agilizar as tarefas, mas não a idolatram.
A tecnologia os ajuda nas tarefas cotidianas, facilitam suas vidas. Mas não dependem delas nem são definidos por elas .Esse grupo é um exemplo de como as pessoas redefiniram a maneira como se relacionam com família, escolas, empresas e governo.

FASCINADOS: querem parecer modernos e tecnológicos.
Para eles, computadores, gadgets e hábitos da Era Digital são ícones da modernidade – e consumir essas novidades os ajuda a atestar que são antenados. Eles são um excelente exemplo de como o relacionamento com os outros foi bastante modificado.

EMPARELHADOS: a tecnologia é fundamental para pôr em prática os projetos da vida.
Eles enxergam a tecnologia como a grande companheira para fazer o dia a dia acontecer. Sem ela, a vida fica extremamente complicada. Para este grupo, as máquinas são como uma extensão do seu corpo, potencializando suas capacidades humanas.

EVOLUÍDOS: o universo das máquinas e da tecnologia é seu habitat.
Esses são as crianças e os adolescentes que já nasceram adaptados e estão crescendo no mundo digital. Não conheceram o mundo pré-digital.

O estudo virou documentário, dividido em seis vídeos. Divirta-se, compartilhe e pense nesse novo modelo de segmentação de clientes, principalmente se o seu negócio tiver um pezinho na internet. Mesmo que ele seja todo off-line, as pessoas recorrem à internet e redes sociais para consultar antes de efetuar uma compra.

Assista os demais vídeos com o perfil de cada consumidor no canal da DM9 no Youtube >> www.youtube.com/AgenciaDM9DDB

LEAVE A REPLY