Twitter-candidatos-prefeito-Uberlandia-Belo-Horizonte-BH

Faltam pouco mais de 8 meses para as eleições municipais. Acredito que teremos uma eleição mais disputada, principalmente nas redes sociais. Como a nossa única experiência de eleições utilizando as redes sociais foram para cargos estaduais e federais, acredito que foi sim um pouco distante de todo mundo, já que não temos contatos com políticos de esferas mais altas. Já este ano acredito que como se trata de eleição municipal, o negócio promete, já que principalmente em cidades de médio e pequeno porte todo mundo conhece todo mundo. Vai virar uma loucura.

Na última eleiçãos em 2010, os candidatos que disputavam uma vaga na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados faziam uma folia nas redes sociais. Era Twitter pra cá, Orkut e Facebook para lá e depois do período eleitoral, muitos abandonaram e os que ficaram, diminuíram e muito o seu ritmo e participação nas redes. Não acredito que tiveram uma boa atuação na redes, foram poucos os casos de candidatos que utilizaram bem as redes. O resto foi pura spam, falta de diálogo, falta de conteúdo e só representou o que a maioria dos candidatos realmente tem, muita vontade de ganhar as eleições, mas pouca habilidade em lidar com o povo e seus problemas.

Em 28/01/2012 eu dei uma olhada na presença no Twitter dos 3 pré-candidatos à prefeitura de Uberlândia e Belo Horizonte, e ficou assim:

Em Uberlândia

Pré-candidatos Luiz Humberto

(PSDB)

Luiz Humberto-1

Gilmar Machado

(PT)

Gilmar Machado

Liza Prado

(PSB)

Liza Prado

Seguidores 617 2.327 424
Quanto tempo não twitta Não twitta há mais de 1 mês. Não twitta há 25 dias Twittou pela última vez, ontem (27/01)

Vale ressaltar que entrei no site da deputada Liza Prado, e na capa do site não existe nenhuma menção a que partido ela pertence. Tive que jogar no Google para encontrar a informação. É a primeira vez que vejo isso.

No Twitter da deputada não existe muito diálogo. É mais para divulgação do seu trabalho, notícias e links que para ela deve mais interessante.

Em Belo Horizonte o cenário não é muito diferente.

Pré-candidatos Leonardo Quintão (PMDB)

Leonardo Quintão

Roberto Carvalho (PT)

Roberto Carvalho

Délio Malheiros (PV)

Délio

Seguidores 2.268 1.404 1.769
Quanto tempo não twitta Não twitta desde 12 de dezembro. Parece que o deputado e sua assessoria realmente saíram de férias bem antes do Natal. Não twitta há 1 semana, e tem uma frequência baixíssima na rede social. Em dezembro foram 3 twitts, em novembro foram 2 twitts, em setembro foram 5. Twittou há 21 horas. É o candidato de BH que mais twitta e interage com os seus seguidores.

Pelo visto nossos pré-candidatos à prefeito em Uberlândia e Belo Horizonte vão precisar de um intensivão com prefeito Odelmo Leão de Uberlândia, que nem quando se submeteu a uma cirurgia deixou de twittar e interagir com os cidadãos. Lógico que o ritmo diminuiu, e mesmo que ele sumisse por alguns dias, a gente entenderia.  Admiro muito a atuação de Odelmo Leão no Twitter. Ele responde à todos e busca dar atenção, independente de classe social, idade e ideologias.

É essa a diferença. Não adianta o candidato na época da eleição sair por aí criando perfis em redes sociais. É preciso ter presença digital, e o que é presença? É estar ali, é interagir, é conversar, dar atenção, responder, dialogar, é ter presença. Ninguém gosta de perguntar e não receber uma resposta, ninguém gosta de ficar sem resposta, por pior que ela seja.

Com certeza em julho, agosto e setembro estes perfis estarão lotados de informação, de Bom dia, Boa tarde, Boa noite, feliz aniversário e respostas a todas as menções. Infelizmente é assim.

Se você é amigo dos candidatos, fica a dica para dar um toque neles. Não estou aqui falando que um é melhor que o outro, estou apenas questionando o sumiço dos candidatos em pleno ano eleitoral. Eu espero mais e a população cada vez mais conectada, também.

Pode ser que existam outros pré-candidatos à prefeito, mas escolhi apenas aqueles que estão mais na mídia, afinal meu tempo também é curto, e mesmo assim, eu não sumo do Twitter e das outras redes sociais.

Tchau e até a próxima jogada!

Este post foi postado sábado 28/01 às 12:30.

LEAVE A REPLY