Desde que me entreguei à Deus, com 12 anos de idade eu me considero um esforçado na fé. O que significa esforçar? O dicionário traz alguns significados:

dar forças ou vigor a (alguém ou algo ou a si mesmo); avigorar(-se), robustecer(-se); encher(-se) de coragem; animar(-se), estimular(-se).

A minha cara né? Esforçar significa sempre estar motivado, colocar forças no que faz, ir além do que você pode. Eu sempre fui apaixonado pelo Senhor Jesus, e sempre me esforcei para vê-lo, estar perto dele ou fazer sua vontade.

Eu lembro que com 13 anos, eu morava em Canápolis e ia para Belo Horizonte participar das reuniões de liderança do grupo jovem da Igreja. Eu viajava cerca de 660km com 13 anos de idade porque aquilo me interessava. Eu queria aprender, eu queria me desenvolver na fé e estar naquele lugar era muito importante para mim. Eram cerca de 10 horas de viagem.

O trajeto era assim? Ônibus de Canápolis-MG até Uberlândia, 120km, 2 horas de viagem. Depois outro ônibus, de Uberlândia até BH, mais 8 horas de viagem e cerca de 550km.

Outras vezes, eu ia de ônibus até Uberlândia e de lá pra BH eu ia de van com outros obreiros da igreja. Estar com aquelas pessoas, conviver com diferentes realidades e desafios me ajudaram em todos os aspectos da minha vida, não só espiritualmente.

Eu lembro que ao voltar pra Uberlândia, a van chegava por volta das 2h…3h da madrugada. A van me deixava na porta da casa da minha tia, eu pulava o muro porque a casa dela era bem distante da rua, o quintal era gigante e casa mais afastada. Eu ficava com medo? Claro! Poderiam me confundir com um ladrão, mas eu me desafiava. Eu me esforçava para fazer a obra de Deus.

Hoje, às vezes fico olhando os meninos com 13..14..15 anos e não vejo o mesmo interesse.  É bíblico, vou te provar com alguns versículos.

“Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa.” diz em 2 Crônicas 15, 7.

Em outro versículo, já no novo testamento, o Senhor Jesus fala assim:

“Esforçai-vos para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão” (Lucas 13, 24).

Muitas vezes se agirmos pelo sentimento ou por nossa própria vontade, paramos no meio do caminho, deixamos de fazer algo porque “não estamos com vontade”. Mas nestes momentos é que temos que lembrar dos “esforçai-vos”. Deixe de fazer sua vontade, mas faça sempre a vontade do Pai.

Vejo tantas pessoas que no mundo eram tão dadas, tão dedicadas as obras mundanas, e quando se convertem não têm a mesma intrepidez e disposição, mal abrem a boca pra orar ou buscar o Espírito Santo. Lamento por elas!

Eu dei um dos exemplos de esforço que fiz, e tenho certeza que você também tem um monte. Que tal forçar mais um pouco? Você consegue!

Amanhã teremos o último post do Jejum de Daniel. Que experiência gloriosa compartilhar com vocês sobre fatos importantes da minha vida espiritual.

Te espero aqui no blog.

1 COMMENT

  1. Verdade Bruno quantos sacrifícios, quantas renúncias não por obrigação mas por amor ao nosso Deus, e tudo Deus tem honrado, as vezes muitos olha e pensa que vc caiu de paraqueda na sua vida hoje, mas não viu cada lágrima cada renúncia, que tem toda uma bagagem,uma vida com Deus,dia a dia intimidade com Deus, acompanhei e compartilhei no zap cada post e irei continuar a acompanhar, vc me fez lembrar de cada luta cada Vitória,cada uma das pessoas que fazem parte da minha história também, e foi muito gratificante! Que Deus te abençoe ainda Mais!

LEAVE A REPLY