Conselho pra quem vai começar uma faculdade

Nesta vida eu acredito que duas coisas podem mudar as pessoas: Deus e a educação, entretanto, esta mudança só acontece se a própria pessoa permite.

Sinceramente eu não acredito que uma pessoa pode mudar outra pessoa. Pode contribuir sim com uma melhoria, ajustes, mas com transformação não!

Tenho fé de que se a pessoa permite, Deus é capaz de mudar. Transformar um nervosinho em uma pessoa calma, um doente em uma pessoa curada, alguém triste em uma pessoa alegre. Já vi muita gente transformada pelo poder de Deus. Fora isto, só a educação é capaz de transformar uma vida.

Esta lição eu conto para todos os meus alunos no início de cada semestre.

O que diferencia o médico de uma outra pessoa? O conhecimento, horas de estágio, de plantão em feriados, domingos, noites em claro, livros e mais livros, pesquisas e muita vontade em se formar em medicina. Das que conheço, a carreira de Medicina é a que mais requer dedicação de um aluno e isto começa antes mesmo de começar o curso superior, em cursinhos de pré-vestibular. Não são apenas 4 horas de aula, mas praticamente um dia inteiro de dedicação, sem direito a finais de semana.

Em qualquer carreira a dedicação é um fator determinante para o sucesso. Portanto, qualquer aluno que está começando agora uma faculdade precisa entender que o dia tem apenas 24 horas. Se em sua vida entrou uma faculdade, muitas outras coisas precisam sair, mesmo que temporariamente. Você tem apenas 24 horas por dia para resolver tudo, ou seja, da sua agenda vai precisar sair muitas festas, muitos feriados curtindo a vida, muitas viagens, muita companhia da família, horas de namoro, cinema, shows e por aí vai. É uma renúncia que vai valer a pena.

Quando estamos com algum problema de saúde e vamos à algum médico saímos de lá com várias tarefas a serem cumpridas. Atividades físicas a serem feitas, alimentação diferente, tomar mais água, fora os remédios em horários rígidos. Não há o que questionar. É seguir à risca para atingir os resultados que neste caso é uma saúde legal.

Na faculdade acontece da mesma forma. É preciso seguir à risca a receita dos professores. Os trabalhos, a leitura de livros da Bibliografia básica da disciplina, as preparações e leitura de artigos. Nada de moleza pra quem tem objetivos bem definidos. Fora isto, é preciso criar a própria rotina da área em que se vai atuar, como por exemplo frequentar eventos, feiras, palestras, assinar revistas, ler blogs especializados, assinar newsletter de portais renomados do segmento e não ter medo de pegar livros na biblioteca, inclusive da biblioteca virtual. Muitas faculdades oferecem este serviço.

Se você seguir a receitinha dos professores e desenvolver as competências necessárias de um profissional da sua área, não tem como dar errado.

Deixe-se ser transformado pela educação. A educação vem através de atitudes diárias. Depois de 4, 5 ou 8 anos você não será apenas um Bruno, um Leonardo, um Lucas, Rodrigo, uma Larissa, Juliana ou Beltrana. Vai ser o Bruno Figueredo publicitário, o Renato Silva engenheiro civil, o Dr. Dhiego Ribeiro, a nutricionista Larissa, a advogada Núbia Santos, o RP Aline Alcântara, a psicóloga Anna Carolina, a física Claudia, o Dr. Ramon Freire. E não é ter apenas o título, é ser uma referência, uma profissional competente, daqueles que dão conta de resolver.

Tem gente que até faz um curso superior nas coxas. Mas também será um profissional meia boca, daqueles que também não se entregarão 100% aos seus desafios profissionais. Gente que coloca leite na seringa, engenheiro negligente que troca areia boa por areia ruim, professor negligente, ou seja, um profissional medíocre. A palavra medíocre vem de média, de mediano. Qualquer empresa está a procura de profissionais fora da média, sensacionais. Pense nisto! Pra gente fora da média sempre tem um lugar especial nas empresas.

É uma questão natural. Se plantar, vai colher.

Agora escolha um curso que realmente gosta, uma profissão que é apaixonante aos seus olhos e vá fundo!

Eu realmente desejo que você seja feliz na sua escolha!  Abra mão das coisas temporárias por uma profissão que vai lhe proporcionar muitos desafios, felicidade e dinheiro.

Pense nisto e seja feliz em todos os momentos. Passe por cada fase com muito gosto. Ela pode ser única e em breve você sentirá saudade, das aulas, do corredor, da biblioteca, dos professores, dos trabalhos. É um gostinho muito bom de dever cumprido. Bora lá?

Eu finalizo meu texto com uma frase do mestre Steve Jobs, uma pessoa fora da média. “Cada sonho que você deixa para trás é um pedaço do seu futuro”.

Bela frase de Steve Jobs