Esta dúvida paira na cabeça de muita gente. Por que tem coisas que bombam na internet e não bombam na TV? Por que bomba na TV e não bomba na internet? Mistéééério como diz Cid Moreira.

As redes sociais realmente crescem assustadoramente. Muita gente utiliza e tende a utilizar cada vez mais, porém, temos que ter certa maturidade para entender que nem sempre o que é sucesso na internet também será na TV. Cada meio tem sua peculiaridade, seu público, sua linguagem.

Tragédia e humor tem sempre destaque e audiência nos dois meios, mas vamos analisar 5 casos.

 

Avenida Brasil. Oi, oi, oi!

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A novela Avenida Brasil emplaca no mínimo 6 assuntos entre os mais comentados no Twitter em seu horário de exibição. No Ibope a novela está bombando também, sempre acima da casa de 42 pontos, inclusive aos sábados. Na última sexta-feira, dos 10 assuntos mais comentados na rede 9 eram relacionados a novela Avenida Brasil. Com o advento da Carminha e Nina, o sucesso também foi para o Facebook por meio de memes, paródias, páginas e piadas. Sucesso na TV, sucesso na internet. Isso é inegável. Onde você vai tem gente falando da Carminha. Onde você vai tem alguém falando “oi, oi, oi”.

Avenida Brasil é um fenômeno transmídia. As pessoas se engajaram na história e recriam, criam novas histórias, falas e isto ajuda a novela acontecer fora do roteiro normal. É algo paralelo, co-criado por milhares de anônimos. E quando o povo começa a parodiar, para tudo! É sucesso mesmo. Acho que a se Globo pudesse fazer algum pedido ao Ibope ela usaria o nome do aplicativo usado no Facebook. Ela falaria para o Ibope: ” Congeeeeeela”. Congela o sucesso, porque tá demaizão.

 

 

 Muito Mais com Adriane Galisteu.

Muito+_AdrianeGalisteu

Um sucesso no Twitter, na TV, um fiasco. Durante o período da tarde o Muito+ chegou a emplacar 5 assuntos mais comentados no Brasil, no Ibope, Adriane Galisteu e sua turma suava a camisa para chegar aos 3 pontos. E isto com briga da Adriane com o marido de Ana Hickmann, declarações sem noção de Nicole Bahls, invasão aérea na Fazenda. Um baita esforço por míseros 3 pontos, mas a média diária no Ibope era de 1 ponto só. O sucesso na rede social não se repetiu na TV. E olha que Adriane virou mestre em fazer coisas que nas redes sociais bombam: fofocas e troca de farpas. Ela fez mestrado nos 9 meses em que o programa foi ao ar na Band.

A internet ainda que já tenha grande público, nem se compara ao da TV e do rádio. Às vezes temos a sensação de que todo mundo está na internet pelo meio social que vivemos e estamos inseridos. Você pode fazer parte de uma amostra viciada. Vivemos em um meio muitas vezes privilegiado, mas não é a realidade da maioria.

 

Rebelde para sempre!

Fim de Rebelde - Final de Rebelde na Record

Já cansei de entrar no Twitter em horários estranhos e ter umas hashtags imensas, do tipo #NossoAmorNuncaVaiAcabarporLuaBlanco ou #OsREbeldesnuncaEsqueceraoMelCarla. Não tem lógica. Hashtag com 36 letras? Sim! Para os fãs da novela Rebelde não havia limite de caracteres para bombar este tipo de assunto na rede social. No horário da novela, os fãs emplacavam de 3 à 6 assuntos entre os mais comentados. Se somarmos os seguidores dos 6 protagonistas da novela, chegaremos a no mínimo 6 milhões de pessoas. Por que isso não era revertido na audiência da novela?O sucesso nas redes sociais não sustentou o programa na TV. A novela tinha sérios problemas de mudanças de horários, mas na internet o público era fiel e ficava quase que 24 horas demonstrando o amor pelos protagonistas da novela. Mais uma vez ficou provado que pode bombar no Twitter e não ter o resultado que se espera na TV.

 

Pânico

Logo-Pânico-Band

Todo domingo está firme no Trendings Topics, mas quando apela para o absurdo, chega a casa dos 10 pontos no Ibope e bomba no Twitter. Emplaca até 4 ou 5 assuntos entre os mais comentados. Lógico, né? Coisas absurdas fazem o maior sucesso na internet, e cá entre nós, a especialidade do Pânico é nos surpreender com coisas absurdas e sem noção. E no Facebook? O que povo (a maioria) mais gosta de compartilhar? Absurdo, ou seja, “sucesso” na internet e  “sucesso” proporcional na TV.

 

Legendários

Legendários sábado na Record - bem no Ibope

Um dos poucos programas de TV no Brasil a ter mais de 4 milhões de seguidores no Twitter e mais de 780 mil pessoas na página do Facebook . O programa que começa mais cedo na internet e depois chega à TV Aberta, desde o início já incentiva o telespectador a usar uma hashtag criada pela produção do programa. O programa que tem audiência na casa dos 8 pontos consegue fácil ser o assunto mais comentando no Twitter no mundo, mas dá um duro danado para chegar aos 10 pontos no Ibope. Marcos Mion que é um dos mais seguidos no Twitter, não consegue ser um dos 10 apresentadores a ter a maior audiência de programa na TV. E aí?

 

Ação e reação

A terceira lei de Newton continua valendo. Toda ação provoca uma reação.  Se vem da TV, a reação na internet tende a ser maior. Se a ação começa na internet, nem sempre a reação proporcional ao tamanho na TV. Tudo isto depende muito dos elementos de cada “enredo”. Não é porque nasceu na TV que vai bombar. Se isto fosse verdade, entre os assuntos mais comentados no Twitter só teríamos coisas da Globo e isto não é verdade. Por várias horas, nada da Globo aparece nos TT’s.

O mistério continua e cada meio também, cada um no seu quadrado com a sua importância. E viva a internet e a TV. O casamento mais lindo de meio e mídia que o mundo já viu está aí, tomando conta do nosso tempo. Viva!