Ruffles_gestão_de_Crises

Para quem trabalha na área de comunicação o termo Gestão de Crises é muito comum, mas quem é de outra área, às vezes não entende a dimensão do negócio. Gestão de crise é quando alguma marca, pessoa, empresa, ou órgão vivencia uma situação atípica, problemática e precisa enfrentar a “turbulência”. Com o advento das redes sociais, as empresas que trabalham com crises precisam ainda mais de estratégia, rapidez e assertividade. Como na internet as coisas proliferam na velocidade da luz, uma crise pode surgir de uma brincadeira, mal entendido ou até de uma mentira.  Vi emvários blogs e resolvi postar aqui também um case muito legal de Gerenciamento de crise da Batata Ruffles.

Tudo começou com uma brincadeira nas redes sociais. Uma imagem com um texto questionando a quantidade de ar dentro do saco da batata Ruffles. Rapidamente a brincadeira/questionamento ganhou força na rede, pessoas começaram a compartilhar, comentar e curtir. A campanha ganhou reforço quando um famoso blog de slogans, chamado “Slogans sinceros” publicou uma imagem do Saco de batata com o slogan “Também tem batata nos nossos sacos de ar”.

A empresa foi rápida no gatilho e conseguiu por meio do Facebook explicar porque da quantidade de ar dentro dos sacos de batatas, e porque isso é importante para continuar fornecedor a melhor, mais gostosa e famosa batata “frita”, pronta e em saquinho. A Pepsico levou aquele tom “Mito ou verdade” das reportagens que desvendam mistérios, crendices populares, e estudos com comprovação científica.

Batata_Ruffles_Saco_ar_Gestao_Gerenciamento_Crise

A empresa contou toda a história, e certamente convenceu com a resposta. Uma empresa séria como a Pepsico, de uma reputação inegável,  conseguiu responder a altura da queixa, e com bom humor, ludicidade e profissionalismo. Parabéns Pepsico! Um excelente case de empresa que contornou uma crise na rede social. Fez do limão, uma limonada.

Veja a FanPage da Batata Ruffles no Facebook com a resposta ao consumidor. Mais de 85 mil pessoas já curtiram a página. E aí, curte lá!

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