como-vencer-relogio-stress-depressao-blog-bruno-figueredo

 

Você vive correndo contra o relógio? Talvez você tenha o padrão de comportamento tipo A.

Muitas pessoas vivem “correndo” de um lado para o outro para dar conta de seus inúmeros afazeres, especialmente na esfera do trabalho.

Algumas carreiras e determinados perfis profissionais como pessoas empreendedoras, profissionais liberais e autônomos podem estar mais propensos a desenvolver determinados comportamentos que podem desencadear o Padrão de Comportamento Tipo A .

Com o excesso de atividades as pessoas começam a ficar queixosas sobre a sobrecarga de trabalho, a competitividade do mercado, sobre as pressões para alcançar resultados e acabam sacrificando outras esferas da vida afim de cumprir prazos e alcançar os resultados estabelecidos por si mesmas, ou para os empregadores.Sim, tal padrão de comportamento pode ter impactos muito negativos na saúde da pessoa, nos seus relacionamentos e na sua própria autoimagem. Na saúde, é comum aparecer sintomas de estresse, tensão muscular, humor irritado, além de problemas cardiovasculares. Nos relacionamentos as pessoas podem se afastar, causando assim o isolamento. E na autoimagem, na medida em que a pessoa não “dá conta” de tudo que assume para si, pode se rotular como fraco, fracassado, impotente.

Seguem agora as principais características do Padrão de comportamento tipo A, para que você possa identificar se no seu cotidiano você apresenta alguns ou muitos deles:

1. Tendência para procurar atingir metas não bem definidas ou muito altas;

2. Acentuada impulsão para competir;

3. Desejo contínuo de ser reconhecido e de progredir;

4. Envolvimento em múltiplas funções;

5. Impossibilidade prática (falta de tempo) para terminar alguns empreendimentos;

6. Preocupação física e mental;

7. Incapacidade de relaxamento satisfatório, mesmo em épocas de folga;

8. Insatisfação crônica com as realizações;

9. Grau de ambição está sempre acima do que obtém;

10. Movimentos rápidos do corpo;

11. Tensão facial;

12. Entonação emotiva e explosiva na conversação normal;

13. Mãos e dentes quase sempre apertados

(Fonte: PsiqWeb- portal de Psiquiatria)

Talvez agora você tenha refletido se possui algumas ou muitas dessas características e a reflexão sempre é importante para termos a oportunidade de fazer diferente na busca de uma vida equilibrada e gratificante.

O primeiro passo é reconhecer que precisa mudar, para assim avaliar quais aspectos tem sido mais danosos na sua conduta. O segundo passo é compreender que mudanças são um processo e que não acontecem com decisões radicais, mas que para serem efetivas ocorrem gradualmente.

Algumas ferramentas podem ajudar-lhe neste processo de mudança caso você tenha identificado que vive neste padrão. São elas:

1. Reflita sobre quando e porque começou a se comportar assim? O que você tem valorizado em demasia? Isso lhe traz os ganhos esperados em todas as esferas da vida, ou tem sido danoso?

2. Avalie suas fontes estressoras. Elas são internas, externas ou imaginárias? Quando temos clareza delas, podemos mudá-las.

3. Busque ou resgate atividades relaxantes ou prazerosas que talvez você tenha deixado de fazer.

4. Compreenda seus limites, será que você está indo além deles? Se sim, é hora de reavaliar.

5. Procure realizar diariamente atividades diferentes e que não estejam relacionadas com sua atividade profissional. Pode ser um hobby, uma caminhada, um happy hour, a leitura de um livro, assistir um filme, dentre outras possibilidades.

6. Delegue tarefas a outras pessoas quando isso for possível, talvez você esteja se sobrecarregando sem necessidade. Reavalie.

7. Cultive o relacionamento afetivo, faça amizades, cuide das já existentes. Quando falar olhe nos olhes demonstre real interesse. Quando ouvir esteja atento ao que o outro quer lhe comunicar.

8. Cuide de você, lembre-se que uma vida equilibrada está relacionada a nos dedicarmos não só ao trabalho, mas também ao autocuidado, aos relacionamentos, lazer e espiritualidade.

Teresa Cristina Martins – Psicóloga clínica, mestre em Psicologia Aplicada, Practitioner em Programação Neurolinguística.
Atendimento: Acolher:espaço terapêutico
Fone: 3083-6720
Endereço: Av. Cipriano Del Fávero, 794. Centro – Uberlândia-MG
www.clinicaacolher.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *