Dependentes da TEcnologia, smarpthone e redes sociais com Bruno Figueredo

Quanto tempo você ficou conectado em 2012?

Em relação a 2011, qual foi a taxa de crescimento do seu acesso à internet este ano?

Jogando por baixo, acho que fico conectado umas 10 horas por dias, e isto é a realidade do jovem brasileiro (aquele já graduado na área de negócios ou graduando). Além do trabalho, no iPhone eu fico conectado o tempo todo, não digo disponível para chat. Mas lá os meus aplicativos ficam abertos: Facebook, Instagram, Agentto, Foursquare, Twitter, fora o e-mail.

Acordo e corro pra ver o que rolou nas minhas redes. Quando estou parado em semáforo que demora demais pra abrir também dou uma espiadinha. Todo ano surge novidade, por exemplo, em 2012 eu entrei para o Instagram e adorei.

Tanta conectividade, amigos, redes, aplicativos vão fazendo da gente um refém da tecnologia. A gente pira se não olhar de hora em hora o que está rolando na rede social.

Calma aí! É tudo muito legal, mas a gente precisa viver. É preciso almoçar calmamente, assistir TV, malhar, estudar, trabalhar, ir para faculdade, sair com amigos, namorar e tudo mais. Às vezes desligar o iPhone faz muuuuito bem.

Aproveitar as férias é importantíssimo para um ano novo, repleto de desafios e novidades. Uma época pra lá de adequada para dar uma desacelerada das redes sociais.

Eu estou de férias. Fiquei mais de 1 semana sem blogar. Instagram e Facebook alguns dia vi apenas uma vez. Os primeiros dias a gente fica meio curioso pra saber o que está acontecendo, mas depois que você percebe que é mais forte do que a curiosidade….você vive em paz.

Algumas dicas pra você se desconectar neste fim de ano.

1) Envie e-mail para seus amigos avisando que estará offline e que urgências poderão ser resolvidas por telefone.

2) Avise em sua rede social que ficará meio offline neste período de férias. Assim sua curiosidade diminui, já que a galera está por dentro da sua “fugidinha”

3) Deixe o celular de lado nas atividades. Fique longe do bendito. Eu sei que é complicado, mas é ótimo passar a mão no bolso e ver que ele não está ali. Nos primeiros dias será estranho, mas depois…

4) Para de querer tirar foto de tudo e curta o momento. Nada de ficar tirando fotos e postando no Instagram. Você pode clicar algumas coisas, mas o tempo todo nããããão! Existem imagens, lugares e cenas que precisam ficar apenas na memória da sua alma. Quando voltar ao mundo online você posta as fotos da viagem. Postar fotinha do aeroporto, do almoço ou daquele lindo entardecer rola muito. Mas uma foto e nada mais. Controle-se.

5) Use mais o celular para ligar do que para postar em redes sociais. Descubra que é muito gostoso ouvir a voz da pessoas, rir, contar novidades e tudo mais. A gente vai se tornando robôzinho e esquece que smartphone também é para ligar. Ao invés de um curtir ou comentário, ligue para a pessoa. O comentário vai ser bem mais gostosinho desta maneira.

6) Estabeleça metas para suas férias. Eu coloquei na minha listinha várias pendências como pegar meu certificado de ensino superior e pós, fazer um checkup médico, renovar CNH, ler todos os livros que ganhei em 2012, dedicar mais a família e malhar 4 vezes por semana. Que tal seguir meu exemplo? Pode ser uma boa inspiração.

 

Agora! Me larga e vá viver sua vida, meu jogador. A vida é linda, maravilhosa e toda tecnologia perde o sentindo se não proporcionar mais contato humano. Finalizo aqui com esta bela frase de Gil Giardelli meu poeta, meu professor, meu querido amigo.