Sábado falei sobre a inveja no programa de rádio que faço com a galera da igreja (FJU).
Domingo uma amiga de São Paulo confessou que várias pessoas que já tiveram contato comigo, falam mal de mim pra ela, tentaram até nos afastar. Gente que diz que quero me sobressair, que minha vida é fake, que não sou tudo que acham que sou, e um monte de baboseiras que definitivamente não fazem parte do meu histórico. Na boa, sou de verdade, quem me conhece de verdade, quem convive, sabe o cara alegre e batalhador que eu sou, cheio de fé, de família, expansivo e com visão progressista.
Hoje li uma mensagem sobre inveja no Facebook do bispo Renato Cardoso e uma entrevista maravilhosa de uma psicóloga no programa da Mônica Cunha.

Realmente esse assunto está em alta. Cheguei a seguinte conclusão:

Geralmente a inveja vem de quem está perto de você. Claro, tem muita gente que não te conhece e te odeia, tem inveja. Ainda mais em tempos de internet em que compartilhamos boa parte das nossas alegrias e rotinas.

Mas o que mais incomoda e dá até uma dózinha é de quem tem inveja e fica caladinho. A gente tem mania de categorizar algumas pessoas que não nos damos bem, como sendo inimigas. Mas os piores inimigos são os velados, quietos, calados. Essa é a pior inveja, a que seca e que te prejudica de verdade, principalmente se você estiver sem a proteção de Deus.

Sabe por que a inveja mora perto?
Sabe por que a inveja maior vem de gente próxima a você? Sabe porque vem da família, dos colegas de trabalho, da vizinhança?
Porque essas pessoas não conseguem admirar e aceitar que o tempo passou, e que você progrediu. Que sua vida andou e que você se tornou sim uma pessoa melhor. Essa pessoa não consegue aceitar, pelo simples fato de você ter andado milhas e milhas, e ela permaneceu no mesmo lugar. Distante de você, hoje em dia, porque estão em posições e lugares diferentes, ela tem uma visão distorcida. Ela pouco consegue enxergar o ser que você se tornou. Por falta de definição da visão, e por não aceitar que você está bem a frente, é mais fácil descer a lenha, criticar, falar que você é metido, que você mudou muito, que não é a mesma pessoa. Uai, de fato você não é mesmo. Você cresceu, xófen. Você trilhou um caminho, pagou o preço, renunciou, sacrificou. É mérito seu!

De fato você não é mais a mesma pessoa que era quando dividiam o mesmo espaço, posição e lugar. Você agora é mais completo, mais pleno, tem mais, você cresceu em sabedoria, tem mais experiência, dinheiro, prestígio, espaço, família. Que problema há em progredir? Mas saiba que a inveja cresce na mesma proporção do seu progresso. Então, aceite que doi menos. E na boa? Busque proteção de Deus e larga pra lá. Inveja dá nojo mesmo. Não tente aproximar, agradar, porque o efeito vai ser contrário. Abra distância desta pessoa.
Sabe o que eu faço? Eu simplesmente oro e peço que algum dia da vida, Deus me dê a oportunidade fatal da pessoa ter uma experiência comigo que mude completamente a visão que ela tem. Algo totalmente providencial, daquelas da pessoa não ter como escapar. E que ela veja, o tempo que perdeu pensando e maquinando contra mim. Que caia na real, e corra atrás do prejuízo.
Mas tem que buscar muita proteção de Deus mesmo, porque inveja é pior que macumba. Tem que se blindar. No próximo post vou dar 10 dicas para blindar sua vida espiritual.

Compartilhe este texto na sua rede social, sabe porque? Isso já me incomodou por uma época. Cheguei a pensar que eu era o culpado, que estava me tornando um cara chato. Mas que nada, quem me ama de verdade super curtiu meu progresso, tem orgulho de mim e me apoia, puxa minha orelha quando precisa. Lógico que tenho erros, mas é inveja mesmo. É recalque, xófen. Ajude outras pessoas a também se livrarem dessa falsa culpa.

Um abraço do BF.

3 COMMENTS

  1. Uaaaauuuuu!!!’ Amei Brunoooo! Falou tudooooo!!! Tenho passado por isso ultimamente com pessoas da família, é muito chato mesmo!!! Vc é fera demais!!! Parabéns pelo texto, parabéns pelo sucesso! Te admiro muuuuuito! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
    Ah! E aproveitando, parabéns pelo Dia do Publicitário! 💡💡💡💡

    • Assunto muito importante e muitas pessoas ignoram e por dentro ficam guardando isso que so faz mal principalmente pra ela. Busque a protecao de Deus e lute pelos seus ideais, e nao fique preocupados com o que os outros que nem te conhecem pensam sobre voce. Realize e ouse fazer o novo dia apos dia, mesmo diante dos fracassos , se levante que Deus e contigo.

  2. Assunto muito importante e muitas pessoas ignoram e por dentro ficam guardando isso que so faz mal principalmente pra ela. Busque a protecao de Deus e lute pelos seus ideais, e nao fique preocupados com o que os outros que nem te conhecem pensam sobre voce. Realize e ouse fazer o novo dia apos dia, mesmo diante dos fracassos , se levante que Deus e contigo.

LEAVE A REPLY