blogueiro-bruno-figueredo-dicas-moda-masculina-jornal-folha-universal-intellimen

Esta semana foi publicado meu primeiro texto para a coluna IntelliMen da Folha Universal.

Se você não teve acesso ao jornal impresso, eu fiz um post ainda mais detalhado que a matéria, com mais dicas pra facilitar.

Homem, qual imagem você transmite mesmo?

blogueiro-moda-masculina-minas-gerais-uberlandia-bruno-figueredo-uberlandia-036

Quando vemos alguém pela primeira vez logo criamos uma imagem daquela pessoa, mesmo que ela não fale nada. A roupa que ela usa, as cores e estampas, o sapato, o perfume, o corte do cabelo, o relógio, a voz e a até sua postura, nos ajudam a fazer uma leitura de determinada pessoa. Todos esses aspectos que falei transmitem informações sobre você, sua personalidade, aspirações e até preferências.

Até hoje, tudo isso pode nunca ter feito sentido, mas a partir de agora, você vai se conscientizar que vestir-se bem e de acordo com o local é imprescindível em um mundo em que a imagem pode abrir ou fechar portas. Em um segundo momento, o conteúdo é que vai mantê-las abertas.

Muitas vezes compramos livros por uma capa bonita e que nos desperta o interesse. Na padaria escolhemos o que comer se está bonito gostoso visualmente. Sem falar no supermercado, quando a escolhemos o produto pela embalagem.

E você, tem se preocupado com a sua embalagem?

Separei cinco passos da boa imagem para o homem, do ponto de vista das roupas:

Esteja vestido de acordo com o ambiente

O dresscode nada mais é do que o código de vestimenta apropriada para cada local e situação. Só de você olhar para o espaço físico, sua decoração, cores e iluminação vai perceber se ele é formal ou não.

 

Trajes para ambientes religiosos

dicas-como-vestir-bem-homem-intellimen-folha-universal-blogueiro-bruno-figueredo

Em um culto religioso o mais indicado são trajes mais formais, como ternos e vestidos. Entende-se que alguém com muita autoridade irá participar desta cerimônia, neste caso, Deus. A presença de alguém ilustre, automaticamente reforça a importância do cuidado com o visual. Só olhar cerimônias de posse de presidência que irá entender o que quero me referir, a reverência ao momento através das roupas. Inclusive quem está no IntelliMen deve se preocupar em sempre estar com uma boa imagem durante as reuniões na igreja. Mesmo quando não for solicitado o uso do terno e da gravata, opte por uma traje mais formal como por exemplo: calça social e sapato social com meia da mesma cor do sapato. Em cerimônias menos formais, recomenda-se o uso de um traje mais casual, como uma calça jeans básica e uma camisa ou camiseta polo. Delete o tênis de eventos assim. Opte um sapato casual, que também conhecido como sapatênis.

Atenção! Temos uma lista de peças que você jamais deve usar ao frequentar cultos religiosos: boné, chapéu, camiseta de time, partidária ou com apelo humorístico, tênis esportivo, chinelos, sandálias, roupas fitness, roupas que marcam seu corpo, inclusive se você é do time dos marombas. É uma questão de bom senso.

Peças que você deve priorizar em cerimônias religiosas: calça social, paletó, camisa de manga comprida, calça de alfaiataria também conhecida como calça de sarja, camisa polo, sapato social ou casual.

 

Trajes para o ambiente de trabalho

dicas-roupas-para-cultos-religiosos-blogueiro-bruno-figueredo

No caso de traje para o trabalho, inspire-se em seu chefe ou superiores. Mesmo que a empresa não exija um traje formal, e permita algo mais casual, seja elegante. Vestir-se bem pode prepara-lo para cargos estratégicos, principalmente aqueles cuja missão é representar bem a empresa no mercado, em eventos, com os clientes, imprensa, governo e sociedade organizada.

Se você trabalha em ambientes mais informais, como agências de publicidade, um escritório de arquitetura onde tudo é liberado, nem tudo é liberado assim. Evite sandálias de dedo, chinelos, bermudas muito curtas, regatas, camiseta cavada. Pegue leve, o ambiente é informal, mas nem sempre os clientes são.

 

Não misture estilos

É muito comum o homem misturar estilos, mas poucos tem essa maestria. Para não correr o risco de errar, fica uma dica. Formal é formal e sempre será. Informal da mesma maneira. Já que você não domina os esqueminhas, melhor não misturar os estilos.

Alguns erros comuns dos homens ao misturar estilos:

– Camiseta com calça social e sapato social.

– Calça social com meia esportiva branca. O correto é a meia ser social da mesma cor do sapato ou da calça.

– Calça e camisa com tênis esportivo. O correto é usar um sapatênis, mocassim ou um sapato casual com cadarço e o solado bem baixo. Jamais aquele tênis alto, colorido e somente indicado para academia ou atividades físicas.

blogueiro-moda-masculina-minas-gerais-uberlandia-bruno-figueredo-uberlandia-004

Escolhas roupas do seu tamanho

O homem tem mania de comprar roupa sempre maior, mas um IntelliMen sabe manter o peso ideal. Portanto, não use roupas justas ou apertadas, mas também não vista roupas largas, pois elas transmitem informações negativas sobre você, como por exemplo, de desleixo, falta de atenção com detalhes, falta de planejamento com a própria vestimenta e até de que você está com mais ou menos peso do que deveria.

Ao comprar roupa, não hesite em pedir uma de tamanho menor do que está acostumado para experimentar. Com o passar dos anos, o homem tende a perder massa muscular, e mudar de número. Quem sabe uma calça 40 não serve em você, ao invés da tradicional 42 ou 44?

 

As cores e estampas

blogueiro-moda-masculina-minas-gerais-uberlandia-bruno-figueredo-uberlandia-011

Seja equilibrado nas cores.

Uma boa dica é usar um visual todo da mesma cor. Fica muito elegante o homem todo preto, todo de jeans ou todo de azul marinho. Neste caso você opta por um relógio mais diferente ou um sapato de cor mais forte para dar um toque especial ao seu look.

Se vai usar cores diferentes, cuidado com o excesso. Use uma peça de cor mais forte (predominante) e de uma cor mais clara para dar equilíbrio ao visual.

As estampas são bem-vindas, mas quem está acima do peso ou é considerado baixo, deve evitar as estampas grandes ou largas. O mesmo vale para as listas na horizontal. Quem está acima do peso, use estampas menores, inclusive xadrez.

 

Detalhes que estragam seu visual

dicas-blog-blogueir-bruno-figueredo-intellimen

Roupa amassada, manchada, rasgada, faltando botão, com fio solto não podem fazer parte da vida de um IntelliMen ou de qualquer homem que prime por uma boa imagem. Calça sem barra feita e com aquela sobra também prejudica sua imagem, pois, além de te deixar mais baixo e provavelmente mais “gordinho” transmite informações negativas, bem ao estilo, homem desequilibrado, inflexível, que não planeja, que não é atento aos detalhes, demonstra falta de disciplina e organização. Nada em excesso é bom, inclusive o tamanho da calça.

 

Que tal pensar com mais carinho em sua embalagem?

 

Em breve tem mais textos na coluna IntelliMen na Folha Universal.

LEAVE A REPLY